Esportes DP

VOLEIBOL EM PERNAMBUCO

Presidente da FEVEPE fala sobre o momento do vôlei em Recife: 'somos referência em organização'

Lula Barbosa comentou sobre os eventos nacionais e internacionais de vôlei que Pernambuco vem recebendo, e sobre a final da Superliga Masculina

postado em 25/04/2024 14:15 / atualizado em 25/04/2024 14:30

<i>(Foto: Lula Barbosa/Arquivo pessoal)</i>

Às vésperas da grande final da Superliga masculina, Pernambuco começa a se preparar para a despedida dos grandes eventos nacionais e internacionais de vôlei que recebeu. Sempre com bons públicos, Recife foi, por alguns meses, a capital nacional do voleibol, sendo casa tanto do vôlei de quadra como do vôlei de quadra. Um dos principais nomes do esporte e hoje presidente da Federação de Voleibol do Estado de Pernambuco (FEVEPE), Luís Antônio Barbosa da Silva, ou Lula, como é conhecido, falou à reportagem do Esportes DP um pouco da sensação de receber as finais da Superliga, como isso impactou no esporte do estado e quais os projetos para o futuro da federação.

À princípio, Lula avalia como bastante exitosa a parceria que houve entre prefeitura, Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e FEVEPE. “Tudo começou com a Supercopa, que trouxemos para cá em 2022. Foi um sucesso de público e logo a prefeitura e a CBV ficaram impressionados com a força do vôlei em Pernambuco. Logo após, conseguimos fechar os eventos que seguiram”, falou.

Desde a Supercopa, Recife sediou vários eventos nacionais e internacionais: Sul-Americano de Vôlei masculino e feminino, etapas dos circuitos nacional e internacional de Vôlei de Praia, e agora culmina recebendo as finais da Superliga masculina e feminina.

Sobre o momento, o presidente da FEVEPE acha que Pernambuco deve aproveitar. “É um momento muito bom. Devemos ‘surfar na onda’, como falam. A gente observou um crescimento de 20% nas escolas de voleibol do estado, entre todas as faixas etárias ", pontuou.

Ainda sobre o momento de Pernambuco, Lula comentou sobre a participação do estado na Superliga. “No momento, estamos aguardando a confirmação da CBV para saber a classificação da Superliga A. O Recife vôlei ficou em terceiro na B e não classificou direto, mas pode ser que algum clube desista da participação ou algo do tipo. Então, ficamos na expectativa até o dia 30 de abril, quando a Confederação confirmará os participantes da próxima temporada”, colocou o presidente.

Recife anda sendo bem visto no cenário nacional de vôlei, segundo o próprio Lula. “Após a participação do Recife Vôlei na Superliga B e da final da Superliga feminina, recebi contatos de equipes que estão na Superliga A para mandarem alguns de seus jogos aqui no Geraldão, na próxima temporada. Dos 10, 05 serem aqui em Recife. Isso só prova que os eventos que acontecem aqui são um sucesso”, destacou. 

Sobre a final do próximo domingo, o presidente falou sobre o sentimento que ficará. “Nos despedimos de uma forma saudosa, com audiência batendo os recordes, demonstrando todo o sucesso. Torço por mais um grande jogo e para ser um 3x2, para a gente contemplar ainda mais o espetáculo e fechar com chave de ouro este grande evento que está sendo referência no Brasil inteiro”, concluiu.

A final da Superliga entre Campinas e Sesi Bauru acontecerá no próximo domingo (28), no Geraldão, às 10h, e já tem todos os ingressos esgotados.





Tags: final superliga vôlei masculina lula barbosa presidente campinas sesi bauru recife cbc fevepe