Esportes DP

RALLY DOS SERTÕES

A vida além do percurso: como funcionam as equipes de expedição no Rally dos Sertões

Entusiastas do automobilismo acompanham de perto o certame e vibram com a proximidade

postado em 22/08/2021 01:38 / atualizado em 22/08/2021 01:36

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
A 29ª edição do Rally dos Sertões é um celeiro de grandes histórias. Além das 80 motos, 90 UTV’s e 60 carros, temos uma classe de participantes do certame que não são competidores. Trata-se das equipes de expedição, que acompanham todo o percurso da competição, acampando, apoiando e acompanhando a trajetória dos pilotos que buscam a glória no maior rali do Brasil.
 
A equipe do Esportes DP conversou com alguns integrantes de equipes de expedição a respeito da oportunidade de acompanhar o Rally dos Sertões in loco. “A receptividade é maravilhosa. As pessoas nos tratam super bem, nos acolhem demais”, afirmou Aline Guimarães, mineira de 36 anos que acompanha a competição de perto pela primeira vez”. 

A paulista Luciana Bacaicoa, 47, vive pela quinta vez a experiência de integrar uma equipe de expedição. Para ela, todo edição do rali é uma nova chance de conhecer o Brasil. “Eu enxergo como uma oportunidade. Cada edição do Sertões me proporciona a possibilidade de conhecer lugares que nem imaginamos, em realidades totalmente diferentes das que a gente vive. Então é muito importante porque nos tira uma visão fechada, expande o nosso horizonte e nos faz enxergar melhor o nosso País”, afirmou. 

O idealizador da categoria Expedição é Renato Perotti, que acumula 19 edições de Rally dos Sertões. Ele, que já participou competitivamente, prefere a aventura de viver o rali como um espectador e auxiliador da competição. “Já disputei o rali como piloto, mas o meu negócio mesmo é a aventura, não a competição. Prefiro participar de modo que eu possa ajudar todo mundo, os pilotos e as equipes”, pontuou

A edição de 2021 trouxe aproximadamente 105 equipes de expedição para o rali. Boa parte desses participantes chegam às vilas antes dos competidores e vivem uma maior proximidade com o público das cidades que recebem a competição. Por vezes, essas equipes prolongam sua estadia nas sedes do certame para fins turísticos. 

Tags: rally dos sertões rali tamandaré expedição competição piloto automobilismo