Cristian Baumgart e Beco Andreotti comemoram o tetracampeonato (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Chega ao fim a 29ª edição do Rally dos Sertões. Disputada exclusivamente nos estados da região Nordeste, os competidores foram recebidos no Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré. A manhã foi marcada pela premiação dos vencedores das categorias Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs.
Entre os carros, o piloto Cristian Baumgart e o navegador Beco Andreotti conquistaram o tetracampeonato do certame. Cristian desbancou o seu irmão e companheiro de equipe Marcos Baumgart. Na rampa, o campeão lembrou da sua estreia no Sertões, também em uma edição disputada exclusivamente no Nordeste.
‘Esse rali foi totalmente diferente, voltando às minhas origens, já que comecei na edição de 1999 no nordeste. Foi uma disputa duríssima, de alto nível. A Organização está de parabéns. Só tenho que agradecer a todos por fazer o evento acontecer e realizar a prova todos os anos”, pontuou Cristian.
O tetracampeão admite que seu quarto título teve um sabor especial. “Eu já ganhei três títulos consecutivos, mas esse daqui foi bem emocionante. Com certeza tem um valor diferente por ter competido com o meu irmão do começo ao fim, foi uma superação. Eu falei que ele merecia ser campeão, mas infelizmente só um pode ganhar e esse ano eu conquistei”.
Nas motos, o título ficou com o francês Adrien Metge, que conquistou o seu bicampeonato e foi bastante festejado na rampa de chegada. O veterano heptacampeão Jean Azevedo ficou em segundo. A edição de 2021 marcou a 26ª participação do piloto de 47 anos no rali.
Completando a galera dos campeões, Denisio Casarini e Ivo Meyer levaram o título entre os UTVs na categoria mais equilibrada desta edição do Sertões. Entre os quadriciclos, o argentino Manuel Andujar ocupou o lugar mais alto do pódio.
SERTÕES 30 ANOS
A Organização do Rally dos Sertões anunciou durante a premiação que a edição de 2022 será disputada de norte a sul do país. Ainda sem maiores detalhes em relação ao trajeto, a edição de 30 anos do rali terá maior duração (cerca de 15 dias) e será disputado do Oiapoque-AP ao Chuí-RS.