Charles Leclerc baixou o tempo do dia, superando a pole de Hamilton no ano passado (Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP)
O segundo Treino Livre para o GP da Arábia Saudita foi marcado pela tensão fora das pistas. O país sede da segunda etapa da temporada da Fórmula , tido mundialmente como um dos mais radicais entre os países islâmicos, atravessa um confronto armado com rebeldes Houthis do Iêmen, que reivindicaram uma série de ataques por mísseis ao longo da semana. O último deles teria causado um grande incêndio em uma instalação de petróleo de Jeddah, a cerca de 12 km do Circuito de Corniche, e que deixou uma grande coluna de fumaça vista da pista (como foi divugado pela Agência AFP), ainda no final do primeiro Treino Livre do dia.
O cenário causou preocupação nas equipes da Fórmula 1. Porém, o TL2 foi mantido após decisão da direção da prova, após autoridades do país garantirem a segurança da prova. Uma nova reunião com os chefes das dez equipes foi marcada para o final do dia, às 22h em Jeddah (16h no Brasil), para que seja definido o prosseguimento das atividades do GP da Arábia Saudita.
#UPDATE Iran-backed Huthi rebels: "We did several attacks with drones and ballistic missiles" in Saudi Arabia, including an "Aramco installation in Jeddah (and) vital installations in Riyadh" pic.twitter.com/RqZNBXOGz5
Nas pistas, com os pilotos focados em correr, os tempos caíram ainda mais em relação ao TL1, da manhã. O líder do campeonato, Charles Leclerc, diminuiu em mais de meio segundo o tempo cravado mais cedo e alcançou 1:30.074. Número que supera e muito o tempo cravado por Lewis Hamilton na pole do ano passado, de 1:30.734.
McLaren respira
Outro ponto importante do TL2 foi uma recuperação significativa da McLaren, sobretudo com Lando Norris. O britânico esteve boa parte da sessão com o 7º melhor tempo, atrás apenas das três equipes favoritas, Ferrari, Red Bull e Mercedes. Já o australiano Daniel Ricciardo não conseguiu acompanhar os tempos do companheiro de equipe e segue aumentando a desconfiança sobre si.
Depois de não sair do paddock no TL1, apresentando problemas hidráulicos na Haas, o dinamarquês Kevin Magnussen conseguiu sair para a pista. Porém, por volta do minuto 35 do treino, acabou passando mais forte em cima da zebra e voltou a danificar o carro, provocando bandeira amarela no setor dois da pista, e em seguida o Safety Car virtual, que rapidamente foi restabelecido o ritmo normal do treino.