Leclerc terminou a sessão como mais rápido pela terceira vez na semana em Jeddah (Foto: Divulgação/Ferrari)
A noite foi bastante movimentada para a Fórmula 1 na Arábia Saudita, em meio à tensão por conta dos ataques bélicos de rebeldes iemenitas da última sexta. A certeza de que o fim de semana prosseguiria com as atividades só veio às 3h30 da manhã deste sábado no horário de Jeddah (21h30 no Brasil). Pilotos e equipes se mostraram apreensivos com a segurança da prova, mas as autoridades do país apresentaram garantias, e a FOM (Formula One Management Group) decidiu pela manutenção da corrida.
Parecia que a Red Bull iria chegar com o moral em alta para o treino classificatório da tarde, mas na última volta do terceiro Treino Livre em Corniche, já após o fim do cronômetro, o monegasco Charles Leclerc tirou do chapéu o tempo de 1:29.735. Foi a terceira vez que o líder do campeonato terminou a sessão como mais rápido, no fim de semana, desbancando Verstappen novamente. E mais, ainda com direito a um terceiro setor da volta considerado alto em relação ao próprio desempenho.
Porém a briga pela pole, às 14h (horário do Brasil), não deve ser fácil para Leclerc. Depois do domínio amplo da Ferrari no primeiro dia de treinos, o atual campeão Max Verstappen reagiu no TL3 e foi o primeiro piloto a baixar o tempo para a casa de 1 minuto e 29 segundos, com 1:29.768. O holandês ainda deu sinais de baixar mais o tempo na sequência, porém acabou decolando sobre a zebra e precisou de muito controle para não acertar o muro. Seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, também cravou uma boa volta, apenas 65 milésimos acima.
Bottas e Magnussen surpreendem de novo
Novamente se destacando nos treinos, o finlandês Valtteri Bottas roubou a cena outra vez, aparecendo com o quinto melhor tempo da sessão, atrás apenas das Ferraris e Red Bulls. Pela primeira vez sem apresentar problemas hidráulicos, o dinamarquês Magnussen também cravou um bom tempo e confirmou que deve brigar com sua Haas no pelotão intermediário.
Alpha Tauri
A equipe italiana Alpha Tauri, ‘time B’ da Red Bull, fez um TL3 com bons tempos, sobretudo com Gasly, que chegou a ficar em 3º. Porém, durante a metade da sessão, Gasly teve problemas no carro e quebrou na saída dos boxes. O japonês Tsunoda também teve problemas e trocou peças da unidade de potência para o fim de semana.