Esportes DP

FÓRMULA 1

Pérez surpreende no fim e crava a sua primeira pole na Fórmula 1, no GP da Arábia Saudita; Schumacher sofre acidente forte

Piloto da Red Bull superou as duas Ferraris, que dominaram os treinos livres. Hamilton sequer avançou para o Q2 do treino com a Mercedes

postado em 26/03/2022 14:35 / atualizado em 26/03/2022 16:44

<i>(Foto: Divulgação/Red Bull/Twitter)</i>
No apagar das luzes, brilhou a estrela do mexicano Sergio Pérez. Quando as duas Ferraris de Leclerc e Sainz brigavam entre si, dominando os treinos livres durante todo o fim de semana, além dos dois primeiros terços do classificatório, 'Checo' sacou da cartola o tempo cravado de 1:28.200, roubando a pole position para o GP da Arábia Saudita, sua primeira da carreira na Fórmula 1. A largada acontece neste domingo, às 14h, no horário de Brasília.

A Red Bull já dava sinais de que iria brigar pela pole no terceiro treino livre, com Max Verstappen, mas o ritmo das Ferraris ao longo do classificatório parecia ser inatingível. Leclerc completa a primeira fila, e Carlos Sainz, que também apresentou um bom tempo e liderou no Q1 e no Q2, largam logo atrás na segunda fila, com Verstappen (P4) ao lado.

O treino também foi marcado por um forte acidente sofrido pelo alemão Mick Schumacher, na ordem de 70 G de impacto. O piloto da Haas precisou deixar o Circuito de Corniche de helicóptero, consciente e sem sofrer ferimentos aparentes.

O Qualify ainda apresentou a surpreendente eliminação do heptacampeão Lewis Hamilton ainda no Q1, o que não acontecia havia cinco anos.

Hamilton cai no Q1

Nada surpreendeu mais no treino deste sábado do que a frustração de Lewis Hamilton, eliminado ainda no Q1. Lewis andou muito atrás do companheiro de Mercedes, George Russell, que avançou para o Q2 com o quarto tempo. O heptacampeão não ficava fora de um Q2 desde o GP do Brasil de 2017, em Interlagos, quando não conseguiu cravar tempo em decorrência de um acidente.

A Ferrari, por sua vez, reforçou o poder de fogo, com Carlos Sainz baixando pela primeira vez o tempo para a casa de 1:28 na semana, e Leclerc logo atrás, com Verstappen na sequência.

Bandeira Vermelha, para variar

Logo de cara, uma Bandeira vermelha interrompeu o Q1, com o relógio cravado em 11:22 para terminar a primeira sessão. Nicholas Latifi perdeu a traseira ao fim da reta e acertou a barreira de proteção. A Williams sofreu muitos danos e o piloto canadense não conseguiu voltar para a pista, vai largar em último. Além de Latifi, Tsunoda seguiu com problemas no motor e sequer saiu para a pista. Albon e Hulkenberg completaram os eliminados do Q1.

Mick Schumacher bate forte no Q2

O erro de Latifi foi apenas um prenúncio. Restando 4:58 para o fim do Q2, o alemão Mick Schumacher, que vinha com um bom 9º lugar até então, acabou errando e acertando o muro de lado, após subir a zebra e perder o controle do Haas. O piloto foi atendido no centro médico do Circuito de Corniche, sem ferimentos aparentes, mas deixou a pista de helicóptero, consciente para o Hospital das Forças Armadas em Jeddah, para exames de precaução. Já o carro foi completamente destruído, partindo ao meio durante o resgate.


Após mais de 40 minutos de paralisação, os carros voltaram para a pista para a finalização do Q2. Sainz baixou ainda mais o melhor tempo do treino, marcando 1:28.686. Kevin Magnussen, novamente bem classificado, avançou com tranquilidade. Ponto negativo para a McLaren, que mesmo melhorando sensivelmente, não conseguiu classificar os dois carros para o Q3. Ricciardo, no entanto, se aproximou mais de Norris no ritmo de treino. Zhou e Stroll foram os outros eliminados no Q2, além do Mick Schumacher.


Checo desbanca as Ferraris no Q3

O domínio da Ferrari durante os Treinos Livres, com Leclerc, e nos dois terços Q1 e Q2 com Sainz, deixavam a Red Bull em segundo plano na briga pela pole. Mas 'Checo' se agigantou no fim, após o encerramento do cronômetro, minimizando os danos da equipe austríaca. A Renault também se destacou no Q3, largando em P5 com o jovem Esteban Ocon e P7 do bicampeão Fernando Alonso. George Russell, da Mercedes, larga entre eles, na P6.

Tags: Formula 1 Charles Leclerc Lewis Hamilton George Russell Max Verstappen Sergio Perez Red Bull Mick Schumacher f1 treino classificacao carlos sainz" ferrari mercedes haas