Esportes DP

FÓRMULA 1

Verstappen supera Leclerc no fim e vence o GP da Arábia Saudita da Fórmula 1

Piloto da Ferrari conseguiu tomar a ponta da prova após Safety Car, mas o atual campeão superou na pista e devolveu a vitória do último fim de semana sobre o rival

postado em 27/03/2022 15:52 / atualizado em 27/03/2022 18:35

<i>(Foto: Divulgação/Red Bull)</i>
O campeão está de volta. No GP da Arábia Saudita deste domingo, o holandês Max Verstappen voltou a vencer na Fórmula 1, desbancando Charles Leclerc em mais uma disputa envolvente entre os dois. Com duas utilizações de Safety Car e uma série de abandonos, a corrida foi movimentada do início ao fim, esquentando nas últimas dez voltas das 50 percorridas no Circuito de Corniche.

Para a Ferrari, no entanto, o resultado não foi dos piores. O segundo lugar de Leclerc, com Carlos Sainz novamente no pódio, dão à equipe italiana pontos importantes para a manutenção da liderança do Mundial de Construtores. Porém, o duelo com a Red Bull está apenas começando, e se desenha para perdurar até o fim da temporada. Pérez, Russell, Ocon, Norris (primeiros pontos da McLaren no ano), Gasly, Magnussen e Hamilton completaram a zona de pontuação.

A briga do ano

O duelo entre Max Verstappen e Charles Leclerc foi novamente o auge da corrida, assim como na estreia, no Bahrain. Após ganhar a liderança nos boxes na volta 17, com o primeiro Safety Car da prova - provocado por um erro de Latifi com a Williams - o monegasco garantia a liderança até o encerramento do segundo Safety Car. Da volta 40 até a bandeirada, novamente se viu um balé entre os dois pilotos, que duelam desde o Kart.

Mais cerebral, Leclerc demonstrava mais frieza na hora de dividir e escolher os pontos de retomada de posição. Mas no fim venceu a garra e o arrojo de Verstappen, que depois de tomar a ponta pela segunda vez, não largou mais.

Frustração de Sergio Pérez

O mexicano Sergio Pérez, que largou na pole pela primeira vez na carreira, teve a estratégia de paradas prejudicada e ficou fora do pódio. Perez entrou para o pit na volta 16 e perdeu tempo por retornar à pista logo atrás da Mercedes do Russell, mais lenta que o pelotão da frente. Para piorar, Latifi acertou o muro - tal qual no ano passado - provocando o Safety Car. O segundo piloto da Red Bull acabou fora do pódio, mas marcou os seus primeiros pontos do ano.

Alpine

Outro ponto alto da prova foi a briga interna entre Ocon e Alonso, que por pouco não tocaram as duas Alpines na volta cinco, com a disputa seguindo até a volta 14, quando a equipe deu ordem de manter posição, após a ultrapassagem do bicampeão.

Mais abandonos por motor

Assim como na primeira prova do ano, os carros voltaram a sofrer abandonos por problemas de potência. Além de Tsunoda, que sequer largou com a Alpha Tauri, entre as voltas 37 e 38 foram três abandonos seguidos. Bottas sequer voltou da parada nos boxes, enquanto Alonso e Ricciardo travaram a entrada do pit lane e provocaram um novo Safety Car Virtual.

Hamilton alpinista

O domingo foi marcante para Hamilton por ter se tornado o piloto com mais GPs disputados por uma única equipe, com 180 na Mercedes. Apesar de não brigar por pódio, a escalada de pelotão até a zona de pontos foi um prêmio de alento para o heptacampeão e sua problemática Mercedes, que largou na P15.

Tags: Fórmula 1 Max Verstappen Red Bull GP da Arábia Saudita f1