Leclerc sofreu com escapadas na pista nova de Miami, mas liderou o TL1 com 1:31.098
(Foto: AFP)
Mais uma vez, ninguém foi mais rápido que Charles Leclerc no primeito Treino Livre de um fim de semana da Fórmula 1. Nesta sexta, na primeira sessão do novo circuito de Miami, o monegasco da Ferrari, líder do campeonato, anotou o tempo de 1:31.098 e terminou em primeiro. Principal desafiante ao título, Max Verstappen terminou a sessão em 3º, ao lado do companheiro de Red Bull, Sérgio Pérez.
Mas a principal surpresa do dia foi a Mercedes. Com atualizações no sistema aerodinâmico do carro, a equipe alemã reduziu bastante os 'quiques' nas retas e permitiu que o britânico George Russell terminasse o TL1 em segundo, apenas sete centésimos atrás de Leclerc. Hamilton também andou bem, mas ficou apenas com o 8º tempo, logo atrás do surpreendente Alexander Albon, em 7º com a Williams.
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A FIA proibiu os pilotos de utilizarem jóias e acessórios durante as corridas, sob a alegação de segurança. No entanto, o Heptacampeão Lewis Hamilton não pareceu gostar da decisão e em um protesto um tanto quanto afrontoso, chegou ao paddock para a entrevista coletiva com diversos colares, três relógios e anéis em praticamente todos os dedos. Logo se tornou um dos assuntos mais comentados do dia.
Em protesto contra a FIA, Lewis Hamilton não poupou nas jóias e acessórios (Foto: CHANDAN KHANNA / AFP)
Calor e rachaduras na pista
Com temperaturas acima de 50°C na pista, o asfalto apresentou problemas de esfarelamento e até rachaduras antes do início do TL1, sobretudo na curva 11. A organização da prova realizou um recapeamento a tempo e durante a sessão não houve novas incidências do problema. No entanto, há a preocupação de que até o domingo os problemas voltem a surgir.
Adaptação e erros
Com a pista nova, todos os 20 pilotos logo deixaram os boxes para estrear no circuito. Ao ponto de gerarem até um princípio de engarrafamento, mas logo todos se organizaram. Porém, ainda em adaptação aos pontos de frenagem, ondulações e aderência do novo asfalto, sobraram cenas de escapadas pelos pilotos, sobretudo na estreita e lenta chicane que teve as zebras sob forte ataque. Fenando Alonso foi um dos que mais sofreram, guiando a Alpine, junto com Leclerc na Ferrari. Tsunoda acertou o muro de leve, sem danos, emnquanto Carlos Sainz rodou forte mas teve apenas um furo de pneu.
Bandeira vermelha
Já o finlandês Valtteri Bottas não teve a mesma sorte. Depois de pisar no trecho sujo após a zebra da curva sete, perdeu o controle de traseira na Alfa Romeu e bateu na barreira de proteção, causando a primeira bandeira vemelha do TL1. Foram cerca de dez minutos em regime de parque fechado, sem carros na pista.
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Valtteri Bottas loses the back-end of the car and hits the wall %uD83D%uDCA5
Precisando de recuperação na temporada, a Mercedes levou para Miami atualizações dos equipamentos de aerodinâmica. Para ajudar a camuflar as melhorias, a equipe alemã também aproveitou o clima 'caliente' da Flórida para pintar as novas peças e outros detalhes do carro com uma pintura tropical.
E deu resultado, com bem menos 'quiques' no carro, grande problema do ano até aqui, Hamilton e Russell marcando boas voltas, chegando até mesmo a disputar os melhores tempos - muito embora a primeira sessão esteja longe do esperado para os tempos do sábado, na classificação.