Esportes DP

COUNTER-STRIKE

Furia vence a NaVi de virada, faz história e avança para a semifinal do IEM Rio Major

A Furia fez chover no Rio de Janeiro, venceu o time de um dos melhores jogadores do mundo do CS, e conquistou vaga inédita na semi do Major

postado em 11/11/2022 21:40 / atualizado em 11/11/2022 22:05

<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>
O jogo mais importante do Counter-Strike brasileiro julho de 2016, quando a SK Gaming conquistou o Major ESL One, em Cologne, na Alemanha. Assim a Furia subiu no palco da Jeunesse Arena, para enfrentar pelas quartas de final do  IEM Major Rio 2022 a org ucraniana da Natus Vincere (NaVi), equipe que conta com um dos melhores jogadores da história do CS, o S1mple. Só que desta vez o time brasileiro tinha a seu favor todo o apoio da torcida brasileira, fosse na Jeunesse Arena praticamente lotada, na Fan Fest do lado de fora, ou nas mais de 400 mil telas da live do streamer Gaulês.

E assim a Furia venceu um dos maiores times do mundo do Counter-Strike. Como um milagre de Ayrton Senna na chuva, empurrados pela Jeunesse Arena repleta de torcedores, e com meio milhão de espectadores ao vivo. Vitória de virada, suada, e com autoridade na Mirage, um dos mapas mais seguros da Navi. I-N-C-O-N-T-E-S-T-Á-V-E-L.

FURIA

yuurih, drop, arT, KSCERATO e saffee

NAVI

b1t, s1mple, electroNic, sdy e Perfecto

1. NaVi baniu Vertigo
2. FURIA baniu Dust2
3. NaVi pickou Nuke
4. FURIA pickou Ancient
5. FURIA baniu Inferno
6. NaVi baniu Overpass
7. Mirage sobrou como mapa decisivo

Nuke: NAVI 16 x 14 FURIA

(CT) FURIA 7 x 8 NAVI (TR)
(TR) FURIA 7 x 8 NAVI (CT)

E a Furia venceu o pistol sem morrer ninguém. A Navi forçou com tec-9 e conseguiu plantar no bomb B, com sdy ganhou o clutch round para empatar. A Navi virou no eco da Furia, mas o time conseguiu guardar a m4as. Art pegou a first kill no simple com hs de scout e o time brasileiro devolveu o forçado, empatando novamente. Kscerato fora, Art e Yuurih, seguraram bem para não deixar a Navi plantar, e voltar à frente do placar, e abrir 5 a 2 sem deixar plantar.

A Navi forçou de novo, e deu certo mais uma vez, com b1t ganhando o clutch após o 3x2. Foi o que abriu caminho para o time ucraniano crescer no half e fechar a primeira parte do mapa com 8 a 7.

A tentativa de entrada da Furia pelo terra foi boa, mas o pistol, o eco e o primeiro armado foram da Navi, com Perfecto pegando quatro kills de mp9. 12 a 7, e o mapa foi se encaminhando para a Navi abrir vantagem no jogo. A Furia venceu, enfim, o seu primeiro round de TR, com mais uma first kill do arT em cima do S1mple.

S1mple pinou e não pegou a kill no Yuurih e a Furia marcou seu nono ponto. E assim foi crescendo, variando as entradas dos bombs, sem repetir estratégia, e agindo com frieza na hora de ser frio, e com agilidade na hora de abafar a Navi. Até o empate, 13 a 13 e a arena pegando fogo no inferno da Jeunesse.

A virada veio no clutch do Drop para o 14 a 13, mas no eco a Navi fez a torcida lembrar que é um dos melhores times do mundo. E com a quebra da economia da Furia, o sonho de ganhar a Nuke pickada da Navi acabou no 16 a 14, com 1 a 0 para o time ucraniano na série.

Ancient: FURIA 16 x 10 NAVI

(TR) FURIA 10 x 5 NAVI (CT)
(CT) FURIA 6 x 5 NAVI (TR)

Aí era preciso fazer valer o pick da Furia, mesmo de TR. E o time ganhou o pistol com a estrela de Yuurih, que evitou o defuse nas últimas depois da Navi givar o bomb B. Veio o primeiro armado e com ele um drible de Saffee e Yuurih no 2 x 3. E com 7% de vida, Yuurih carta 96 conseguiu o clutch 1x3. Dessa vez, o time brasileiro não perdeu o eco, e emendou o 5º round para o 5 a 0.

A Navi acordou,e  quebrou a sequência no armado em que não perdeu uma arma sequer, recuperando sua economia no half. A Furia chegou a plantar, mas não impediu o segundo ponto adversário. Começou o troca-troca e a Furia abriu um bom 6 a 3. Mas a Furia queria mais! O arT queria mais, e com quatro kills, garantiu o 7º. E mais uma vez evitou o eco, abrindo 8 a 3 e a vantagem do half. 9 a 3, com 2x2 FINO de arT e Yuurih, com direito a pegar o S1mple, de novo, no pick de awp. O 10 a 3 veio, mas a Navi venceu os dois últimos rounds.

Seis rounds de CT, era a contagem da Furia. E 11 de TR era a contagem da NaVi, que começou com o pistol no half. Uma balinha a mais, e quase a Furia ganhava o forçado. 10 a 7, a 8, a 9, e o time ucraniano foi crescendo. Até que a Furia, enfim quebrou a sequência e Foi se recuperando. Com direito ao Perfecto em choque, esquecendo de plantar a C4 no clutch final, com 16 a 10. Empate e tudo a ser resolvido na Mirage.

Mirage: FURIA 16 x 10 NAVI

(CT) FURIA 8 x 7 NAVI (TR)
(TR) FURIA 8 x 3 NAVI (CT)

Para começar bem a Mirage de CT, a Furia ganhou o pistol no limite do tempo, depois de arT e Kscerato ganharem o 2x3. A Navi pegou a first kill, mas Yuurih pegou quatro frags na defesa solo do bomb A.  A Navi seguiu forçando, e tomando o 4 a 0. Mas encaixou os plants no segundo armado, quebrou a economia da Furia e reagiu, mas a Furia não deixou empatar, impondo o 6 a 3.

O empate da Navi veio no 6 a 6, mas Art brilhou novamente a estrela, e ajudou a Furia a garantir a vantagem do half com 8 a 6, mas a Navi fez mais um ponto no último armado, e não deixou a Furia abrir mais que o 8 a 7.

Ganhar o pistol era FUNDAMENTAL! E a Furia trabalhou bem na cobertura para ganhar o pistol, plantando a C4 no A. A Navi, desta vez, não forçou e caiu no eco para ganhar o armado, o forçado e o eco dos brasileiros para empatar em 10 a 10.

Mas a Furia não deixou virar, e com uma boa execução no bomb A e a sorte de Kscerato passar ileso na mira do Perfecto, conseguiu a vantagem. Pause da Navi, que não deu certo, pois a chuva começou a cair na Fan Fest - tal qual nas corridas heroicas de Ayrton Senna na F1 - e mesmo assim a torcida não retrocedeu. Com 460 mil na live, a Furia abriu 12 a 10, e quando quase tomou o eco, drop salvou para o 13 a 10. Novo pause da Navi, que novamente não surtiu efeito. Até quando Saffee caiu por botar a cara de forma desnecessária no clutch, eles não tinham kit pra defusar a tempo. Milagre.

A Furia abriu 15 a 10 no forçado da Navi e a torcida explodiu na Jeunesse. Cinco matchpoints para a vaga inédita da Furia no Major, eliminar um dos melhores times do mundo. Pausa da Navi, MEIO MILHÃO ao vivo na stream do Gaulês. E DE NADA ADIANTOU! A Furia, conseguiu fazer o impossível. Na chuva, no inferno, no meio milhão. Vaga inédita na semifinal de um Major, e sonho mais do que vivo de voltar a ganhar um Major para o Counter-Strike brasileiro.

Tags: Counter-Strike s1mple navi 9z 00nation imperial furia esl csgo 2022%u201d rio %u201cmajor iem