Esportes DP

COUNTER-STRIKE

IEM Major Rio tem primeiras eliminatórias, com 00 Nation e Imperial em risco no Challengers

Fallen, Fer e o coach Fnx pela Imp, Taco e Coldzera pela 00, precisam vencer para seguirem vivos no sonho de conquistar o Major em casa

postado em 01/11/2022 12:35 / atualizado em 01/11/2022 23:49

<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>
A festa do Counter-Strike continua cada vez mais forte no Rio. No segundo dia de jogos do IEM Major Rio 2022, a maior competição do CS:GO -  que é disputada no Brasil pela primeira vez -, a etapa Challengers alcança as primeiras partidas eliminatórias (0-2) e classificatórias (2-0) para a fase Legends.

Dois times brasileiros correm risco de se despedir do campeonato nesta terça, ambas acumulando duas derrotas na MD1 mapa. Imperial e 00 Nation, que contam com os únicos brasileiros em atividade campeões do Major. Fallen, Fer e o coach Fnx pela Imperial, Taco e Coldzera pela 00 Nation, precisarão vencer seus jogos em uma série melhor de três mapas (MD3), para seguirem vivos no sonho de vencer o Major em casa.

Coordenada no CT da Nuke, 9z vence a EG e torcida repatria o time no IEM Major Rio: “A 9z agora é Brasil”

EG 17 X 19 9z
MD1: Nuke

<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>
Abrindo de novo o dia de jogos no Rio, a 9z fez o primeiro duelo 1-1 contra o time norte-americano da EG, e ganhou novamente o apoio da Jeunesse Arena. Dav1d e Dgt, de novo afinados no server, levantaram a torcida. A 9z abriu o half de TR e soube encontrar cinco rounds, uma boa situação para a Nuke. Tanto que quando virou para CT, emendou cinco rounds seguidos e empatou.

A EG quebrou a sequência, provocou a trocação de rounds e chegou ao 15 a 13, depois de quebrar a economia adversária. Mas a 9z reagiu, empatou e levou o jogo para o OT, com direito a clutch do Dgt. Começando de CT no overtime, a 9z cravou seus três rounds e só precisava de mais um para vencer o mapa. E veio no último do OT, com um avanço coordenado pela casinha no bomb A. Com o player ‘nqz’ e o coach ‘Zakk’ brasileiros, a torcida na Jeunesse se rendeu e gritou a plenos pulmões que “a 9z agora é Brasil”. Uma vitória na MD3 para o Legends.

Com TR forte na Overpass, Furia vence a OG e está a uma vitória da fase Legends do IEM Major Rio 2022

OG 16 x 19 FURIA
MD1: Overpass

<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>
Primeiro brasileiro a entrar no server, a Furia duelou na Overpass pela primeira vez, no confronto 1-1 com a OG, seu último jogo do Challengers no formato MD1. E abrindo de TR, começou forte, vencendo o pistol e construindo 4 a 1 no half. Mas a OG foi estabilizando, e virou na frente com 8 a 7 de CT. No segundo half, mesmo com a Furia vencendo novamente o pistol, o time europeu manteve o ritmo forte e criou três matchpoints no 15 a 12. A Furia reagiu e levou a decisão para o OT, levando a torcida brasileira à loucura.

Veio o OT, e novamente a Furia fez valer a força do seu lado TR. Perdeu apenas um round e fechou com 19 a 16. A equipe brasileira agora está a uma vitória em MD3 para chegar mais uma vez à fase Legends do Major.

00 Nation consegue comebacks milagrosos, mas não evita derrota para a IHC e é a primeira eliminada do Major Rio 2022
<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>
 

00 Nation
try, dumau, TACO, latto e coldzera

IHC
kabal, Techno4K, bLitz, ANNIHILATION e sk0r

Picks e bans
1. 00 Nation baniu Dust2
2. IHC baniu Vertigo
3. 00 Nation pickou Ancient
4. IHC pickou Inferno
5. IHC baniu Mirage
6. 00 Nation baniu Nuke
7. Overpass sobrou como mapa decisivo

ANCIENT - IHC 14 x 16 00 Nation

(CT) IHC 8 x 7 00 Nation (TR)
(TR) IHC 6 x 8 00 Nation (CT)

Com o pick da 00, a IHC escolheu começar de CT na Ancient, e fez valer a vantagem de jogar como contra-terrorista. Abriu 5 a 0, sem dar chances de plantar a C4. Mas o time brasileiro quebrou a sequência e fez quatro bons rounds seguidos, alternando bem entre os bombs. Começou o troca-troca de rounds que favorece o TR, e o primeiro half acabou 7 a 8 para a IHC.

O time asiático venceu bem o pistol, mas a 00 foi melhor no eco, abrindo uma sequência de três rounds para virar o jogo. Porém teve nova reação, e a IHC venceu o round armado e o eco seguinte para 12 a 10. Os brasileiros ganharam os dois rounds armados, mas a virada foi perdida no eco devolvido pela IHC. A virada só viria no 15 a 14, depois de vencer dois armados e um forçado, com direito a dual awp no coldzera e espeto do argentino try. Aí ficou fácil vencer o eco e confirmar o mapa pickado pelos brasileiros. 16 a 14.

INFERNO - 00 Nation 16 X 19 IHC

(CT) 00 Nation 3 x 12 IHC (TR)
(TR) 00 Nation 12 x 3 IHC (CT)

Latto foi decisivo no clutch 1x2 para ganhar o pistol, e ainda pegou a first kill do segundo round. Mas como a IHC plantou duas vezes, conseguiu fazer um armado mínimo e não deixou a 00 abrir larga vantagem. 2 a 1. Não só isso, como a própria equipe asiática tomou o controle do jogo, abrindo 8 a 2 de vantagem. Try, com a sua forte awp, ainda abriu espaço para quebrar a sequência e marcar o 8 a 3. Mas a IHC seguiu pontuando até o fim do half, fechando em 12 a 3.

O cenário, por si só, já se desenhava difícil de reverter. E quando a IHC ganhou o pistol, complicou ainda mais. A 00 venceu o eco na sequência e começou a reagir. Baixou a desvantagem para 13 a 7, mas tomou o eco de volta e viu o 14 a 7 deixar de novo a Inferno na mão da IHC. A reação brasileira foi imediata para o 14 a 8, a 9, a 10 com Taco impedindo ninja defuse, a 11, 12 e 13 sem deixar guardar arma. A sequência freou com o 15º ponto da IHC. A 00 precisava vencer os dois últimos rounds para provocar o overtime. E de novo com Try EMBRASADO na awp, fechou o tempo normal em 15 a 15.

Overtime

Porém, no OT a reação não foi o suficiente. Com um único ponto somado de TR pela 00, o IHC fechou sem grandes dificuldades, contando com boas entradas pelo NIP e Xuxa.

OVERPASS - IHC 19 x 16 00 Nation

(CT) IHC 12 x 3 00 Nation (TR)
(TR) IHC 3 x 12 00 Nation (CT)

A história se repetiu no primeiro half. A 00 Nation tomou sete rounds seguidos, sem nem ao menos plantar. Aliás, em todos os 15 primeiros rounds, só plantou duas vezes. E viu a IHC abrir 12 a 3. Mais uma grande desvantagem para reverter. Na virada do half, a 00 tentou imprimir a escalada round a round. Venceu o pistol e o eco, mas perdeu os dois rounds seguintes. 14 a 5, e um cenário praticamente impossível de ser evitado. Só um milagre para salvar. Digo, 11 milagres.
 
Dumau trouxe o primeiro num ace. Coldzera ganhou um clutch no segundo. Latto com 2 de hp e Cold com 3 trouxeram o terceiro milagre. Latto não deixou Blitz guardar a ak e impôs o eco seco com milagre duplo. Depois do 14 a 11, o milagre veio da torcida, que cantou forte para atrapalhar o pause técnico da IHC. O milagre seguinte foi o time brasileiro não tomar o eco de duas aks. E no 14 a 13, o milagre foi de novo o time não guardar arma. O milagre do empate veio com a dupla TACOLD. A IHC quebrou o ritmo da 00 e enfim conseguiu tirar todas as armas no 15 a 14. Faltava um milagre para o OT e veio.
 
Overtime

O IHC começou melhor, com mais tranquilidade para entrar pelo banheiro, plantar e impedir o retake no bomb A. Taco interditou o sapão e pegou três kills enfileiradas. Mas os trabalhos de pézinho, bem feito pela IHC e mal feito pela 00, fez a diferença para o 17 a 16. Na virada, de novo a 00 Nation precisou de comeback ao tomar o 18 a 16. Dessa vez, não deu. Vitória da IHC, que avança para o terceiro dia com 1-2, enquanto a 00 Nation é o primeiro time eliminado do Major, sem uma vitória sequer.

Imperial abre 13 map points, mas perde para a Cloud9 e se despede do IEM Major Rio 2022
<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>


Cloud9
Ax1Le, sh1ro, nafany, Hobbit e interz

Imperial
FalleN, boltz, fer, chelo e VINI

Picks e bans
1. Imperial baniu Ancient
2. Cloud9 baniu Nuke
3. Imperial pickou Overpass
4. Cloud9 pickou Vertigo
5. Cloud9 baniu Inferno
6. Imperial baniu Dust2
7. Mirage sobrou como mapa decisivo

OVERPASS - Cloud9 19 x 15 Imperial

(CT) Cloud9 9 x 6 Imperial (TR)
(TR) Cloud9 6 x 9 Imperial (CT)

Quis o destino que a Imperial jogasse novamente a vida no Major contra a Cloud9, assim como foi na Antuérpia, no começo do ano. E como se a história pedisse passagem para se repetir, os picks e bans das equipes obedeceram exatamente a mesma ordem.

A C9 abriu melhor e cravou cinco rounds seguidos. Mas a Imperial reagiu bem em seguida, e empatou, contando com VINI embrasado. A C9 abriu mais dois rounds, o Professor cantou a awp para marcar o sexto round, mas a reação parou aí. 9 a 6, porém um round a mais para a Imp em comparação com o jogo na Bélgica.

Na virada do half, a Imperial e a torcida brasileira transformaram a Jeunesse Arena num verdadeiro inferno para a Cloud9. O Professor Fallen interdita a rua e não deixou ninguém escapar da sua awp, deixando o Nafany e o Sh1ro em choque. Logo a desvantagem virou para vantagem de 13 a 9. A C9 conseguiu dois rounds, mas a Imp reimprimiu seu ritmo. 15 a 11, com direito a defuse no último segundo. A C9 reagiu, evitou o primeiro, o segundo e o terceiro map point. Mais um overtime para Imperial e Cloud9 na Overpass, mas dessa vez a C9 seguiu no embalo e fechou vencendo os quatro rounds.

VERTIGO - Cloud9  22x19  Imperial

(CT) Imperial 10 x 5 Cloud9 (TR)
(TR) Imperial 5 x 10 Cloud9 (CT)

Se alguém estivesse desanimado na arquibancada, logo tratou de acordar. A Imperial abriu seis rounds seguidos e não sentiu quando a sequência foi quebrada, cravando 10 a 1. Mas a C9 logo tratou de lembrar que os brasileiros não ganham nada fácil no Major, e ao vencer um semi-forçado de tec9, abriu sequência para o 10 a 5 no half.

Veio a virada e de TR a Imp ganhou o pistol, para delírio da torcida na Jeunesse. A C9 respondeu no forçado, mas logo vieram quatro rounds seguidos para a Imp e mais festa no Rio Centro. Com 15 a 6, bastava um único round para o time brasileiro levar o jogo para a Mirage. Sh1ro resolveu jogar, a C9 reagiu de novo, a torcida se deixou abalar junto com o time, e foi escalando, escalando o placar até empatar tudo e levar o jogo para mais um overtime.

Overtime

De novo, overtime. A C9 ganhou dois rounds de CT, mas a Imp conseguiu um de TR. VINI, no clutch, empatou. Mas com a recuperação da Cloud9 no jogo, ficou difícil para a Imperial. 22 a 19, e fim do sonho do last dance no Brasil para o Professor Fallen, Fer e o coach Fnx.

Tags: counter-strike challengers 9z 00nation imperial furia esl csgo 2022%u201d rio %u201cmajor iem