Torcida brasileira foi ao delírio na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/HLTV)
O Major Rio 2022 é nosso! Começou nesta segunda-feira o Primeiro Mundial de Counter-Strike disputado em solo Brasileiro. 'O maior Major de todos os tempos', segundo a própria ESL e os atletas batizaram a competição. Desde cedo, a Jeunesse Arena, no Rio Centro, contava com bom público para acompanhar a competição e torcer pelas equipes brasileiras 00 Nation, Furia e Imperial.
O Major é dividido em três etapas. No Challengers, as equipes se enfrentam no formato suíço, onde quem consegue três vitórias alcança a fase Legendes, que sob o mesmo formato de eliminação define oito equipes que avança para os Playoffs.
Equipe Sul-Americana da 9z não conseguiu se impor contra a Gamer Legion (Foto: Divulgação/HLTV)
Abrindo os trabalhos da competição, a equipe Sul-americana da 9z enfrentou a Gamer Legion, que foi a grande responsável por eliminar a G2 no RMR Europeu. E a GL começou se impondo na Inferno de TR. Abriu 8 a 0, e mesmo quando a 9z ganhou seu primeiro round, logo em seguida devolveu para 14 a 1.
Bad News Eagles 16 x 3 00 Nation
MD1: Vertigo
Time da dupla campeã mundial Coldzera e Taco, a 00 Nation não resistiu na Vertigo (Foto: Divulgação/HLTV)
A Jeunesse Arena pegou fogo no primeiro jogo de uma equipe brasileira do dia. A Bad News Eagles começou se impondo de CT na Vertigo. Mesmo com a 00 Nation vencendo o forçado de Tec-9 após perder o pistol, a BNE abriu 11 a 2. O armado da 00 Nation encaixou no avanço precipitado do Juanflatroo, mas os europeus viraram o half com 12 a 3. E de CT, a 00 sequer venceu um round.
BIG 15 x 15 FURIA
MD1: Vertigo
Kscerato foi o grande destaque da Furia, mas não evitou a derrota para a BIG (Foto: Divulgação/HLTV)
Quando a BIG venceu o pistol sem tomar um frag sequer, a torcida brasileira esfriou os ânimos. Mas foi por pouco tempo. Logo a Furia se impôs de CT e partiu pra cima, contando com Kscerato para inflamar a torcida na Arena. Sem deixar plantar a C4, os brasileiros minaram a economia da BIG e abriram 10 a 2, fechando o half em 12 a 3.
Kscerato seguiu imparável na virada para TR. No pistol, ganhou um clutch 1x3 para marcar o 13º ponto. A BIG reagiu e emendou quatro rounds. A Furia quebrou a sequência e começou a trocação, abriu 15 a 8. Bastava um round para fechar em sete matchpoints. ão veio. A Furia tomou o empate e a virada no primeiro overtime. 19 a 16.
— IEM RIO MAJOR IS LIVE!!! %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83C%uDFC6 (@ESLCS) October 31, 2022
Vitality 16 x 9 Imperial
MD1: Inferno
Depois de começar perdendo de 14 a 2, a Imperial buscou sete rounds seguidos, mas perdeu da favorita Vitality (Foto: Divulgação/HLTV)
Não faltou apoio. Com direito a Hino Nacional cantado a pleno pulmão, a Imperial entrou no server para enfrentar a Vitality, uma das favoritas para vencer o Major. E a Inferno se mostrou dura para os brasileiros. ZywOo e apEX dominaram o jogo, e não caíram na pilha da torcida. Um abalo de 13 a 2 com a Imp de TR, tendo muita dificuldade de plantar. Na virada de half, a Vitality ainda ganhou o pistol, para 14 a 2.
A Imp acordou, ganhando o forçado, com o professor Fallen cantando de scout. Chelo pegou quatro frags no round de AK-herói dos franceses, e Fer papou no eco para o 14 a 5. A awp do Professor cantou forte no xuxa, da biblioteca, na banana, e a Imp foi crescendo até o 14 a 9, mas ZywOo também brilhou de awp para o 15 a 9. Seis match-points para a Vitality, que fechou no round seguinte.
Outros jogos da 1ª rodada
Mouz 16 x 6 Outsiders
OG 16 x 5 Greyhound
EG 16 x 9 IHC
Cloud9 17 x 19 Fnatic
2ª Rodada
00 Nation 6 x 16 FURIA
MD1: Mirage
Palco colocou frente a frente duas equipes brasileiras, onde a Furia levou a melhor sobre a 00 Nation (Foto: Divulgação/HLTV)
A segunda rodada reservou um clássico brasileiro para Furia e 00 Nation. De um lado, Yuurih e Kscerato. Do outro, Taco e Coldzera. E deu Pantera. Dominante de TR na Mirage, o time melhor rankeado do CS nacional se impôs e soube trabalhar bem nos plants, para abrir 11 a 4. No pistol, Kscerato foi preciso com dois frags de hs em duas balas de USP. O time da dupla campeã mundial ‘TaCold’ ainda conseguiu dois rounds, mas a Furia não deixou crescer mais. Com 32 frags do Kscerato, 16 a 6, e primeira vitória de um brasileiro no Challengers. Já 00 Nation não pode mais perder nas melhores de três mapas, ou vai se despedir do Major.
9z 10 x 1 Imperial
MD1: Mirage
Imperial perde os dois jogos e se complica no IEM Major do Rio (Foto: Divulgação/HLTV)
Na última partida de um time brasileiro no dia, um duelo Brasil x Sul-Americano contra a 9z. E, de novo, a Imp sofreu no primeiro half, jogando de TR. Agora na Mirage, a Imp viu a 9z abrir 5 a 0 antes de vencer seu primeiro round. Tomou mais uma sequência de cinco rounds seguidos até fazer o segundo ponto, e viu os hermanitos fecharem o half em 13 a 2.
Para seguir com chances de vitória, a Imperial precisava vencer o pistol. E de dual beretas, o Fallen dominou solo o bomb B e fechou com um ace que merecia grafite. Round a round, a Imp foi escalando até o 13 a 8, contando com a awp afiada do Professor. A 9z quebrou a sequência e abriu sete match-points para o 15 a 8. Os brasileiros foram buscando até chegar ao 15 a 11, mas a reação parou por aí. A Imperial precisará vencer todas as md3 para seguir viva no Major.
Outros jogos da 2ª rodada
BIG 11 x 16 Bad News Eagles EG 10 x 16 Mouz Outsiders 16 x 12 IHC OG x Fnatic Cloud9 x Grayhound