Esportes DP

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Seleção do futebol pernambucano na temporada de 2022; veja lista dos mais votados

Esportes DP e Rádio Clube elegem os melhores jogadores da temporada, além do craque do ano

postado em 31/12/2022 08:09 / atualizado em 31/12/2022 09:09

<i>(Foto: Reprodução)</i>
A temporada de 2022, definitivamente, não foi das melhores para o futebol de Pernambuco. Náutico, Santa Cruz e Sport viveram um misto de emoções durante o ano, culminando com o doloroso rebaixamento alvirrubro à Série C do Campeonato, enquanto rubro-negros e tricolores não conquistaram acessos nas Séries B e D, respectivamente. Em uma tarefa complicada, jornalistas do Diario de Pernambuco e da Rádio Clube, votaram e escolheram os melhores jogadores do ano no nosso estado, além do melhor treinador, craque e revelação. 

Começando a seleção do futebol pernambucano em 2022, o goleiro Lucas Perri foi uma das cinco unanimidades entre todos os votantes, recebendo todos os onze votos possíveis. O jogador de 25 anos chegou ao Náutico por empréstimo junto ao São Paulo, rapidamente se tornou titular e muito querido pelo torcedor alvirrubro. Seu desempenho foi tão bom, que chamou a atenção do Botafogo, que contratou o jogador junto ao tricolor paulista em agosto, deixando os Aflitos. 

O quarto defensivo foi todo do Sport. Eduardo, Rafael Thyere e Sander receberam todos os votos possíveis na eleição. Completando o quarteto, o zagueiro Sabino somou oito votos. Com grande campanha defensiva no começo da Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão sofreu bastante com a lesão de Thyere, que desfalcou o time por várias rodadas, prejudicando a campanha do time na luta pelo acesso. Mantendo a consistência, Sander também foi peça importante, ao lado de Eduardo, que chegou já no decorrer da competição, mas ganhou a vaga de Ewerthon e se tornou titular incontestável. Sabino, destaque do time em 2021, demonstrou muita inconsistência em 2022, mas ainda assim, entrou na lista dos onze melhores.  

O meio de campo foi dividido entre Sport e Náutico. Fabinho, a última unanimidade da seleção, chegou ao Sport em abril e se tornou um dos grandes do time na temporada, com 29 jogos no time titular e três gols marcados. O jogador de 36 já renovou seu contrato e segue no Leão para 2023. Sua dupla no setor de volantes foi o paraguaio Richard Franco, que recebeu 4 votos. Apesar de não ter mantido o bom futebol durante toda a temporada, o atleta se destacou pelo bom poder ofensivo, com três gols na Segundona. 

No lado mais ofensivo do meio de campo, temos Jean Carlos. Apesar de ter feito sua pior temporada com a camisa do Timbu, o “Mágico” recebeu 7 votos. Ao todo, o ex-camisa 10 do Náutico, que já acertou sua ida para o Ceará, balançou as redes oito vezes e deus 5 assistências em 46 jogos. Fechando o setor, Luciano Juba, que também foi eleito o grande craque do ano em Pernambuco, recebeu 8 votos para aparecer na seleção. 

Lateral-esquerdo de origem, o jogador de 23 anos se encontrou atuando em uma posição mais avançada, como ponta e alguns momentos até no meio de campo. Com 10 gols e nove assistências em 57 jogos, Juba teve um grande começo de temporada, mas acabou oscilando na reta final da Série B. Ainda assim, foi um dos grandes nomes do futebol pernambucano no ano de 2022, sendo o grande artilheiro do estado na temporada, ao lado de Mascote, atacante do Retrô que marcou 10 gols em 15 jogos na Série D. 

A dupla de ataque recebeu 10 votos cada. Hugo Cabral, grande nome do Santa Cruz em 2022, foi o único representante Coral na lista. Vivendo sua temporada mais artilheira dos últimos anos, o atacante de 34 anos marcou sete gols em 11 jogos na Série D. Ele ainda foi emprestado ao Vila Nova após a eliminação do Tricolor, mas já retornou ao Arruda para defender o time novamente em 2023. 

Fechando o time, o experiente e rodado atacante Vágner Love. O jogador de 38 anos e com passagens pela seleção brasileira, chegou ao Sport como grande contratação do ano. Marcando logo em sua estreia, o camisa 99 passou por um período de seca, mas reencontrou o bom futebol na reta final da Série B, marcando um total de 7 gols em 17 jogos. O artilheiro do amor deve seguir por mais uma temporada na Ilha do Retiro em 2023. 

Em uma temporada com diversos técnicos no trio de ferro, Gilmar Dal Pozzo, que treinou o Sport no começo da Série B, foi eleito o melhor do ano com quatro votos. Com apenas dois jogos no Pernambucano, entre eles a eliminação para o Salgueiro nas quartas de final, acabou demitido após uma sequência de maus resultados na Segundona. Além dele, Claudinei Oliveira, último comandante do Leão no ano, e Dico Wooley, vice-campeão estadual com o Retrô, também foram lembrados.  
 
Veja a Seleção da temporada, o craque e o melhor treinador:
 
Seleção de Pernambuco em 2022: Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Richard Franco, Jean Carlos e Luciano Juba; Hugo Cabral e Vágner Love 

Craque: Luciano Juba

Melhor Treinador: Gilmar Dal Pozzo
<i>(Foto: Silvino/DP)</i>

Veja lista de todos os jogadores e técnicos que receberam votos: 

GOLEIRO: Lucas Perri (11 VOTOS)

LATERAL DIREITO: Eduardo (11 VOTOS)

ZAGUEIROS: Rafael Thyere (11 VOTOS), Sabino (8 VOTOS), Camutanga (2 VOTOS)

LATERAL ESQUERDO: Sander (11 VOTOS)

VOLANTES: Fabinho (11 VOTOS), Arthur Santos (3 VOTOS), Richard Franco (4 VOTOS), Ronaldo (2 VOTO) 

MEIAS: Luciano Juba (8 VOTOS) Jean Carlos (7 VOTOS) 

ATACANTES: Hugo Cabral (10 VOTOS) Vágner Love (10 VOTOS), Labandeira (7 VOTOS), Luciano Grafite  (1 VOTO) e Renato Henrique (1)

CRAQUE: Luciano Juba (4), Jean Carlos (2), Vágner Love (2), Rafael Thyere (1) e Lucas Perri (1)

TÉCNICO:  Gilmar Dal Pozzo (5), Claudinei Oliveira (3) e Dico Wooley (3)

Votos de todos os participantes: 

TIAGO SILVA (RÁDIO CLUBE)

Lucas Perri, Eduardo, Sabino, Thyere e Sander, Fabinho, Arthur Santos, Juba e Jean Carlos, Love e Hugo Cabral

Treinador: Claudinei 

Craque: Jean Carlos 

IRANILDO SILVA (RÁDIO CLUBE)

Lucas Perri, Eduardo, Sabino, Thyere e Sander, Fabinho, Arthur Santos, Juba e Jean Carlos, Luciano Grafite e Hugo Cabral

Treinador: Dico Woolley

Craque: Jean Carlos

ANDRÉ LUIZ CABRAL (RÁDIO CLUBE)
 
Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Ronaldo, Fabinho e Jean Carlos; Labandeira e Vágner Love

Treinador: Dico Wooley 

JÚLIO CÉSAR MARTINS (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Camutanga e Sander; Richard Franco, Fabinho e Luciano Juba; Hugo Cabral, Labandeira e Vagner Love

Treinador: Gilmar Dal Pozzo

Craque: Luciano Juba

FELIPE HOLANDA (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Fabinho, Richard Franco e Jean Carlos; Labandeira, Love e Hugo Cabral 
 
Treinador: Gilmar Dal Pozzo

Craque: Vágner Love

PAULO MOTA (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Fabinho, Ronaldo e Juba, Labandeira, Love e Hugo Cabral (4-3-3)
 
Treinador: Claudinei Oliveira

Craque: Vágner Love

WLADMIR PAULINO (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Fabinho, Richard Franco e Jean Carlos; Labandeira, Love e Hugo Cabral.
 
Treinador: Gilmar Dal Pozzo

Craque: Rafael Thyere

DIEGO BORGES (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Camutanga e Sander; Arthur Santos, Fabinho e Luciano Juba; Hugo Cabral, Labandeira e Vagner Love

Treinador: Gilmar Dal Pozzo

Craque: Luciano Juba

GENIVALDO HENRIQUE (DP) 

Lucas Perri; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Fabinho, Luciano Juba e Jean Carlos; Labandeira, Hugo Cabral e Love
 
Treinador: Gilmar Dal Pozzo

Craque: Luciano Juba

IVAN MOTA (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Richard Franco e Jean Carlos; Hugo Cabral, Love e Juba

Treinador: Claudinei Oliveira

Craque: Luciano Juba

 ANDERSON MALAGUTTI (DP)

Lucas Perri; Eduardo, Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Jean Carlos e Juba; Love, Renato Henrique e Hugo Cabral.

Técnico: Dico Woolley

Craque: Lucas Perri

Tags: Jean Carlos Vágner Love Hugo Cabral Lucas Perri Luciano Juba Santa Cruz craque seleção melhores pernambuco náutico sport