O Leão e a Fênix de Camaragibe foram os melhores times da primeira fase (Foto: Rafael Bandeira/SCR)
Os melhores na decisão. Nada de zebra nas semifinais. Sport e Retrô, os melhores times do futebol pernambucano, fazem a final. Primeiro jogo deve ser no sábado, dia 15. O segundo, dia 22. Agora, é esperar pela FPF para definir o local ou locais. Aqui, um ponto: se o presidente Evandro Carvalho afirmou que Petrolina ou Salgueiro poderiam fazer uma das finais no seu estádio, será um erro tirar do clube rubro-negro o segundo jogo do seu campo. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Sobre a decisão, o Leão chega com favoritismo pra cima da Fênix. Os números apontam isso, mas também mostram um outro detalhe: foi diante do Retrô que o Sport teve um jogo bem mais duro. Encontrou um adversário com mais qualidade técnica e que chega com méritos a segunda final consecutiva de um título estadual. Outro detalhe: o rubro-negro joga na quarta contra o Coritiba, pela Copa do Brasil. O resultado deste jogo pode influenciar para a primeira decisão, assim como o cansado da viagem. A semana promete ser agitada no nosso futebol.
A PM proibiu uma organizada de usar os instrumentos musicais, mesmo depois de todo o procedimento exigido pelo Estado. Uma sugestão para quem faz a segurança pública: converse com o pessoal do futebol cearense. Lá, eles conseguem fazer uma decisão, com duas torcidas dividindo o estádio e não se tem notícia de confusão.
Hegemonia
Se o Retrô busca sua primeira taça, o Sport segue com a hegemonia no Estado. Neste Milênio, o Sport esteve em 15 das 22 decisões. Venceu nove e perdeu seis (quatro para o Santa Cruz e duas para o Náutico). Em três ocasiões (de 2007 a 2009), o Leão venceu, direto, os dois turnos. Em 2005, o Tricolor também conseguiu o mesmo feito.
Joelinton
O pernambucano Joelinton tem números incríveis com a camisa do Newcastle/ING. Líder em desarme, duelos ganhos e interceptações, segundo em dribles certos e terceiro em participações de gols. Como pode ser esquecido nas convocações da CBF? Daqui a pouco, os ingleses correm para agilizar o processo de naturalização do jogador.
Arbitragem
Em uma partida do Campeonato Mexicano, um árbitro deu uma joelhada no jogador. Na Inglaterra, foi a vez do assistente meter a cotovelada no jogador do Liverpool. Aqui no Brasil, com tanta pressão que a arbitragem sofre em campo, é bom os atletas ficarem atentos.
Pacaembu
Em tempo de reformas de estádios, vale conhecer o projeto do novo Pacaembu. Além de um gramado novo, o complexo terá pista de atletismo e arena de e-sports, além de hotel, hospital, restaurantes, lojas e um centro de convenções. As obras tiveram início em 2021 e deve ficar pronto em 2024.