Arena de Pernambuco, onde Retrô manda seus jogos, pode receber os dois duelos contra o Sport (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Detentores das melhores campanhas na primeira fase da competição, Sport e Retrô vão decidir pela primeira vez o título do Campeonato Pernambucano. Nas semifinais, o Leão eliminou o Petrolina por 2 a 0, em jogo realizado na sexta-feira (7) na Ilha do Retiro. Já a Fênix bateu o Salgueiro por 3 a 1 no sábado (8) na Arena de Pernambuco. O Rubro-negro vai em busca se sua 43ª taça, enquanto o representante de Camaragibe quer conquistar pela primeira vez o Estadual - foi vice ano passado, quando perdeu a decisão para o Náutico nos pênaltis.
As datas ainda vão ser confirmadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) - a previsão é de que aconteçam nos dias 15 e 22 de abril. Inclusive, existe a expectativa de as partidas serem confirmadas para a Arena de Pernambuco, como adiantou o presidente da FPF Evandro Carvalho, que alegou que foi uma decisão tomada no Conselho Arbitral. Durante a votação para a aprovação do regulamento, Sport, Náutico e Santa Cruz foram contrários à decisão, mas acabaram vencidos pelos outros times do estadual. No entanto, a direção do Sport vai insistir para levar a segunda partida para a Ilha do Retiro.
"Primeiro é preciso entender a posição da FPF. Se fala que é na Arena, depois se fala que poderia ser no Sertão (caso Petrolina ou Salgueiro se classificassem). Só não se respeita o Sport, melhor campanha do Pernambucano. A Arena é a casa do Retrô. Não é justo. O Sport vai exigir que se cumpra o regulamento de todas as competições e de quem foi o primeiro. Qual a vantagem de ser primeiro, se não puder jogar em casa? Vamos chamar nosso jogo para a Ilha do Retiro. Quem não tem estádio é o Retrô", enfatizou o vice presidente de competições do Sport, Augusto Carreras.
%u2014 Sport Club do Recife (@sportrecife) April 7, 2023
Pelo lado do Retrô, a direção do clube espera a definição dos palcos das finais, o que deve acontecer nesta segunda-feira (10/4). Lembrando que Sport e Retrô foram as duas equipes que brigaram pela primeira colocação na primeira fase do Campeonato Pernambucano. O Leão somou 30 pontos e ficou em primeiro. A Fênix, com 27, foi o segundo. Os dois times ganharam o direito de avançar direto para as semifinais, pulando as quartas de final.
RANKING DE TÍTULOS
Campeão pela última vez em 2019, o Sport vai em busca de seu 43º título estadual, o que abriria ainda mais vantagem sobre os rivais do Trio de Ferro - o Santa Cruz foi campeão 29 vezes, contra 24 do Náutico. Já o Retrô, que chega à decisão pelo segundo ano consecutivo, vai tentar entrar no seleto grupo dos campeões, que tem também: América (6 títulos). Torre (3), Tramways (2), Flamengo (1) e Salgueiro (1).