Esportes DP

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Casa do Sport temporariamente, Arena de Pernambuco volta a ter maior destaque no Estadual

Além dos jogos do Retrô como mandante, estádio vai acolher as partidas do Sport, que está reformando a Ilha do Retiro

postado em 10/01/2024 07:25 / atualizado em 10/01/2024 07:57

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Palco da abertura do Campeonato Pernambucano nesta quarta-feira (10), com o jogo entre Retrô e Porto às 19h, a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, voltará a figurar este ano entre os principais palcos do certame local. Sendo utilizado apenas pelo Retrô nos últimos anos, com média de público em torno de 430 pagantes, o estádio será a casa temporária do Sport enquanto a lha do Retiro passa por reformas. A Fênix segue mandando suas partidas no equipamento. 

Estádio mais moderno do estado - construído para a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013 -, a Arena de Pernambuco perdeu relevância desde que o Náutico deixou de utilizá-la para mandar seus jogos outra vez nos Aflitos, no final de 2018. Sendo assim, nos últimos anos ela tornou-se menos utilizada, recebendo jogos festivos, eventos e raros jogos do Trio de Ferro em momentos de necessidade e até mesmo da Seleção Brasileira em um compromisso pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Em 2024, contudo, o panorama deve mudar e o estádio reencontrar-se com as multidões. Isso porque o Sport está fazendo reformas profundas na Ilha do Retiro, com a troca total do gramado e drenagem, e deve ficar longe de casa por pelo menos cinco meses, segundo as estimativas da direção.

Os torcedores rubro-negros, portanto, terão a Arena de Pernambuco como uma segunda casa. Algo semelhante ao ocorrido no final de 2021, quando houve o início da flexibilização do público nos estádios após a pandemia da Covid-19 e o Leão não pôde contar com a Ilha do Retiro durante a reta final do Brasileirão 2021.

Em entrevista à reportagem do DP Esportes, o diretor geral da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes destacou que o estádio está pronto para atender essa demanda maior no Estadual e também para o resto do ano. "A Arena de Pernambuco tem feito várias intervenções, seja no gramado, áreas de competição e atendimento ao público, para dar conta desse calendário cheio de atividades, agora também com os jogos do Sport como mandante, além dos do Retrô. Estamos conversando com os departamentos comercial, de marketing, de operação e até trocado experiências com a presidência do Sport no sentido de oferecer as melhores condições para que o torcedor do Sport se sinta acolhido nesse espaço multiuso", afirmou Nunes.  

DECISÕES 

Mesmo sem um parceiro constante, o estádio foi palco das últimas duas finais do Campeonato Pernambucano, sediando o jogo de volta entre Retrô x Náutico em 2022, e a partida de ida entre Retrô x Sport na decisão do Campeonato Pernambucano de 2023. A praça esportiva recebeu ainda, em 2021, a partida entre Brasil x Peru pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>

MOBILIDADE 

Apesar de inegavelmente mais moderna e confortável que os três grandes estádios da capital pernambucana, a Arena de Pernambuco costuma causar um sentimento de insatisfação nos torcedores, em grande parte devido à logística necessária para acessar o estádio. A mobilidade, inclusive, é uma das prioridades da administração do equipamento, que busca meios para facilitar o trânsito até o estádio e viabilizar bons públicos.

"Temos construído, com a ajuda de diversos atores, um plano de mobilidade com mais robustez e que facilite a chegada e a saída dos torcedores nos jogos e demais eventos programados para o ano, uma vez que sabemos que esse sempre foi um ponto sensível historicamente da Arena", finalizou Marcos Nunes. 

Tags: pernambucano futebol cruz santa nautico pernambuco de arena sport