Torcedores do Santa e Sport temem confronto com jogos no mesmo dia (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
A alteração na tabela da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), divulgada na última sexta-feira (12), gerou um fato inusitado para os times pernambucanos. Santa Cruz e Sport vão entrar em campo no mesmo dia, com partida na região metropolitana. Apesar de horário e estádios diferentes, nas redes sociais, os torcedores questionaram tal decisão que tem alto potencial para transformar as ruas das cidades, em verdadeiros palcos de guerra.
Antes previsto para a terça-feira, Sport x Retrô se enfrentam agora na próxima quarta-feira (17) às 19h, na Arena Pernambuco. Um pouco mais tarde, às 21hrs, o Santa Cruz enfrenta o Flamengo de Arcoverde, no Arruda. São apenas 24 KM que separam os dois estádios. Vale lembrar que o Leão da Ilha e a Cobra Coral se enfrentam no sábado (20), às 16h30, na Arena Pernambuco.
Em contato da reportagem do DP Esportes com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, destacou que foi realizado um planejamento com a polícia para a realização das partidas, em horários e estádio diferentes. Além disso, o mandatário elogiou o trabalho dos órgãos de segurança e destacou que o clima será de paz, em ambos os duelos.
Apesar de estarem fora da nossa realidade, as "dobradinhas", com jogos de dois do Trio de Ferro, no Recife, e em horário próximos foram comuns no nosso futebol até 2006. No ano anterior, por exemplo, Santa Cruz e Náutico decidiram vagas de acesso para a Série A do Brasileiro.
O dia marcou o duelo que ficou conhecido como a "Batalha dos Aflitos" - a derrota do Timbu para o Grêmio, nos Aflitos, diante 30 mil pessoas. Já o Tricolor do Arruda recebeu mais de 60 mil torcedores em sua casa, na mesma tarde, para vencer a Portuguesa por 2x1 e subir de divisão.
Mas sem precisar viajar tanto no tempo, existem ainda exemplos mais recentes, novamente com Santa e Náutico. Em junho de 2013, o Timbu recebeu a Portuguesa, pela Série B, nos Aflitos. Enquanto a Cobra Coral recebeu na mesma noite o Luverdense, pela Série C, no Arruda.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
Em contato com o DP Esportes via assessoria de imprensa, a SDS declarou que preparou um "esquema especial de segurança" para os jogos entre Sport x Retrô e Santa Cruz x Flamengo de Arcoverde, ambos na noite desta quarta-feira (17).
O planejamento, segundo a secretaria, inclui o reforço policial nos terminais integrados de passageiros e estações de metrô, além de equipes de Batalhões Especializados da PMPE, enquanto o Batalhão de Choque estará presente nos estádios.
LEIA A NOTA DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL NA ÍNTEGRA:
"A SDS informa que realiza rotineiramente reuniões do Grupo de Trabalho Futebol, com objetivo de promover ações e estratégias conjuntas para o enfrentamento à violência nos estádios.
Sobre as partidas do Santa Cruz e do Sport, que ocorrerão em diferentes locais, na próxima quarta-feira (17/01), a SDS informa que a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) preparou um esquema especial de segurança para os jogos.
O planejamento operacional vai contemplar um policiamento reforçado nos terminais integrados de passageiros, estações do metrô e grandes corredores.
Também serão lançadas equipes de Batalhões Especializados da PMPE (BPRp, CIPMoto/Rocam, Canil). Já o Batalhão de Choque realizará a segurança nos estádios, todos atuando de forma integrada para promover a paz na ruas e o controle dos grupos de torcedores que tentem realizar ações de vandalismo e agressões.
Quanto ao efetivo empregado, o planejamento ainda está em fase de conclusão."
JÁ NAS REDES SOCIAIS, TORCEDORES DOS DOIS CLUBES DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO COM EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA
O governo do estado junto com a FPF decidiram marcar os jogos de Sport e Santa Cruz para o mesmo dia (quarta feira) tudo isso com um único intuito: solicitar torcida única no sábado pois não gostam de futebol e nem de trabalhar.