Sport faz grande jogo, mas só empata com o Fortaleza pela Copa do Nordeste (Foto: Sandy James/DP FOTO)
Um grande jogo
Um dos melhores jogos do Sport na temporada. Diante de mais de 25 mil torcedores, na Arena de Pernambuco, o Leão buscou o empate até o fim diante do Fortaleza. A torcida aplaudiu e gostou do que viu, por ter visto um time intenso durante toda a partida. O primeiro tempo foi do Sport sendo impositivo desde o apito inicial. Mariano Soso colocou apenas Felipe na proteção do meio, com Lucas Lima na direita e Alan Ruiz na esquerda. Foram várias oportunidades desperdiçadas, principalmente por Gustavo Coutinho. Lembra de ter apenas Felipe na proteção? Quando caminhava para virar no 0x0, Moisés, que entrou durante o jogo, aproveitou o espaço na direita, sem cobertura, para abrir o placar. No intervalo, Soso vem sem alterações. O Fortaleza foi pra cima, aproveitando os espaços deixados pelo Leão, que precisava sair para chegar ao empate. Somente depois dos 30, o Sport retornou a pressão em cima dos cearenses. O treinador leonino tirou Fabrício Dominguez, cansado, para colocar Pedro Vilhena. Depois entrou Titi Ortiz, que estreava, no lugar de Alan Ruiz, aos 33. E aos 37, foi a vez de Arthu Caíke. O empate veio pelo sufoco do Sport em cima de um acuado Fortaleza. O pênalti existiu, com Gustavo Coutinho sendo derrubado por Zé Wellinson. Na cobrança, ele marca o sexto gol com a camisa rubro-negra. Empate que acaba premiando a dedicação do Sport em toda a partida. Um grande jogo na Arena. Só um detalhe: a CBF errou feio ao colocar “pouco juiz para apitar uma partida deste nível”. Wallas Martins Lopes, do Maranhão, foi horrível. E sem VAR, ele se complicava ainda mais.
No jogo em que o técnico Allan Aal rodou o elenco, o Náutico teve tudo para deixar Salvador com três pontos. O gol de empate do Vitória aos 48 minutos foi cruel demais para o Alvirrubro. Foi uma partida segura e firme do Timbu. Poupou titulares, de olho no Estadual, e fez um bom primeiro tempo marcando forte, não permitindo que o rubro-negro baiano pudesse jogar. O gol de Evandro, logo no início do segundo tempo, mexeu nos planos de Léo Condé. O Vitória não conseguia armar uma jogada. Allan Aal fez as mudanças corretas, para segurar o rival e tentar algo no contra-ataque. Com a vitória nas mãos, o Náutico foi punido com o gol de Daniel Júnior. Ainda assim, chega com moral para o duelo contra o Sport, sábado, nos Aflitos.
Boa grana para o Retrô
Retrô bate o Manaura e espera pelo vencedor de Fluminense/PI x Fortaleza. Jogo será fora de casa. A Fênix embolsa uma boa grana neste início de Copa do Brasil. Por participar da primeira fase levou R$ 787 mil e agora outros R$ 945 mil por avançar à segunda fase. Dinheiro fundamental para o início da temporada. Vaga na Copa do Brasil se conquista no Estadual.
Base do Sport
O Executivo de Futebol de Base do Sport, Rafael Fernandes, deixa o clube no final do mês e encaminha sua ida para o Cuiabá. Quem deve chegar para o Leão da Ilha é Ricardo Mendes, que foi gerente de base do Santos, um dos clubes que mais revela no futebol brasileiro. Mendes vem com prestígio em alta, pelo caráter e trabalho profissional no Peixe.