
Saiba mais
De acordo com Evandro Carvalho, presidente da FPF, na primeira segunda-feira após o feriado de carnaval, a pauta já será enviada para a CBF para análise.
"Pedro Leonardo está à frente desta tarefa, que é nosso diretor de compliance. Eu já trouxe o relatório nesta reunião e vou apresentar ao presidente (da CBF) Ednaldo Rodrigues. Estamos trabalhando e pós-carnaval já temos uma agenda com o presidente para tratar deste assunto", explicou o cartola, em entrevista a Rádio Clube.
De acordo com a apuração do Diario de Pernambuco, os clubes têm documentações prontas, incluindo áudios de gols, arquivos de vídeos e outras comprovações factíveis para validar as conquistas.
ENTENDA AS JUSTIFICATIVAS DE SPORT, FORTALEZA E CEARÁ:
Em 1960 foi criada a Copa Libertadores da América. Para ter representantes brasileiros, um ano antes foi criada a Taça Brasil, que durou até 1968. Em paralelo ao campeonato, também era disputado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Rio-São Paulo) , com representantes dos dois estados.
Em 1966, no entanto, houve o incremento de times de dois clubes de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e um do Paraná, somados aos cinco do Rio de Janeiro e aos cinco de São Paulo. Com isso, quem ficasse com o título ganhava o status campeão brasileiro.
Como as demais regiões da parte superior do Brasil foram ignoradas neste contexto, foi criada a Taça Norte-Nordeste, em 68. Uma proposta para que os campeões dos dois torneios se enfrentassem chegou a ser cogitada, mas nunca se concretizou.
Em 2010, os títulos nacionais da Taça Brasil foram oficializados como títulos nacionais, mas também foram oficializados os títulos regionais de 1967 a 1970, com exceção justamente dos torneios Norte-Nordeste, nas quais Sport, Fortaleza e Ceará hoje pleiteiam.