Competição de acesso para a elite do futebol nacional segue acirrada, botando em cheque até favoritos (Foto: Joilson Marconne/CBF)
Disputa acirrada. O Campeonato Brasileiro da Série B de 2024 começou com prospecções de que alguns times que costumam estar na Série A, como Santos (primeira participação na competição) e Sport iriam disputar ponto a ponto o título da segundona. Entretanto, ao fim da 12ª rodada, não é isto que está acontecendo. Apesar de estarem na disputa do acesso, nenhum dos dois times está na ponta da competição, que apresenta um nível de disputa onde não dá para definir quem se destacará para levantar o troféu em novembro.
O primeiro colocado da Série B hoje é o América-MG, com 22 pontos conquistados. O primeiro time fora do G4 é o Santos, com 19, que tem os mesmos pontos do Sport, que está na sexta colocação. Se três pontos separam o primeiro e o quinto colocado, a proximidade de pontos não para por aí.
Goiás, Coritiba, Mirassol e Novorizontino estão com a mesma quantidade de pontos: 18. O Tigre do interior de São Paulo, que venceu o Sport na última segunda (24) por 2x1 na Arena Pernambuco, é agora o décimo colocado. Parece distante do acesso, mas somente quatro pontos separa o time do líder da Série B.
Chegando próximo do primeiro terço de campeonato jogado, ainda não dá para definir quem estará no grupo dos 4 times que jogarão a elite do futebol brasileiro em 2025. Rodada após rodada, a Série B vai mostrando que a edição de 2024 é uma das mais disputadas dos últimos tempos, com surpresas a cada rodada, favoritismos caindo por terra e "zebras" assumindo o lugar de protagonistas.