Sport terá um 2025 marcado pelo retorno à elite nacional (Foto: Paulo Paiva/SCR)
Mais da entrevista
A entrevista que fiz com o presidente do Sport, Yuri Romão, rendeu informações sobre o custeio do clube. A expectativa é de uma receita recorrente de 180, 190 milhões de reais/ano. Mas, observe que o Leão vai trabalhar no limite de sua capacidade financeira. Mensalmente, com a folha do administrativo e outras operações de custeio, o clube deve desembolsar, mensalmente, algo em torno de 1,5 milhões de reais/mês (18 milhões de reais/ano). Cerca de 30 milhões de reais/ano serão destinados para pagar débitos com plano de recuperação judicial e com à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), previstos para 2025. E com os impostos correntes do próximo ano, o valor sobe para mais 25 milhões de reais/ano. Colocando os 80 a 100 milhões de reais/ano de folha do futebol, a conta fica bem apertada. Diante desse cenário, a venda de atletas será crucial para equilibrar as finanças. E o marketing e comercial, duas áreas essenciais, ganham profissionais qualificados para transformar o Sport em um clube mais rentável. “É possível que terminemos 2025 com déficit, mas isso será gerenciado para que 2026 se busque o equilíbrio”. Primordialmente, com o time na Série A. Um novo rebaixamento compromete todos os esforços. Fica bem claro que 2025 será desafiador e crucial para que o Sport siga um caminho parecido que o rival Fortaleza vem apresentando nos últimos anos. Indispensável ter o equilíbrio financeiro e uma boa gestão, mas tudo dará certo se for bem assertivo nas contratações. Com o equilíbrio da razão e da emoção. As pressões dos torcedores são, em muitas ocasiões, verdadeiras. Mas, não se pode apenas trabalhar olhando para elas. Aqui, a combinação de estratégia e gestão eficaz reflete sempre em resultados positivos. Dentro e fora de campo.
Romão lembrou o que aconteceu com o dinheiro das negociações de Gustavo, Mikael e Maílson. Segundo Yuri, sentou em cima do dinheiro que recebeu da venda dos atletas. Nada de contratações pesadas, que poderiam aumentar mais o endividamento. Quitou dívidas acumuladas em 2022, garantiu a saúde financeira imediata e reforçou a credibilidade do Sport no mercado.
CT do clube
Outro ponto destacado foi sobre a reforma do CT José de Andrade Médicis. Yuri Romão informou que o escritório de Carlos Fernando Pontual, responsável pelo projeto arquitetônico, está em recesso até o dia 15 de janeiro. Após reuniões na CBF nos dias 13 e 14, ele irá iniciar reuniões para definir a elaboração do projeto.
Futebol feminino e esportes olímpicos
Sobre o futebol feminino, falou que trará um novo profissional para trabalhar acima de Nira, que comanda o departamento. A boa campanha na Brazil Ladies Cup gerou expectativas positivas no mercado. Sobre os esportes olímpicos, o advogado Sílvio Neves Baptista Neto vai assumir uma coordenação para destravar a questão da Certidão Negativa de Débitos (CND), permitindo que projetos para a lei de incentivo ao esporte sejam apresentados.