Empate com o América-MG interrompeu série de vitórias alvirrubras nos Aflitos (Foto: Caio Falcão/CNC)
O tropeço diante do líder América-MG, nos Aflitos, na última rodada, aumentou o risco de queda do Náutico para a Série C. Se antes do jogo, que marcou o acesso do Coelho à Série A, com o empate em 0 a 0, o time alvirrubro tinha em média 14% de chances de ser rebaixado, com o encerramento da 34ª rodada, as probabilidades subiram para 20%.
Segundo dados dos sites especializados, Chance de gol, Infobola e do portal do Departamento de Matemática da UFMG, o Timbu, que está três pontos à frente do Paraná, primeiro time na zona de rebaixamento, tem 20,1%, 22% e 18,6% de chances de cair, respectivamente.
Entre os times com maior risco de queda, estão o Oeste - lanterna da competição, que pode ter sua ida para a Série C carimbada na próxima rodada, caso não vença o Confiança -, Botafogo-SP, Figueirense e Paraná. Além deles, ainda possuem chances, mesmo que pequenas de queda, o Vitória, com 40% e 48%, e o Dragão Sergipano, com média de 2%.
Os levantamentos ainda apontam que o atual ponto de corte para o rebaixamento na Série B é de 46 pontos. Assim, de acordo com Chance de gol e os estatísticos da UFMG, quem alcançar este patamar, terá possibilidades maiores que 99,5% para se manter na Segunda Divisão. Dessa forma, faltaria ao Náutico apenas conquistar sete dos 12 pontos em disputa na competição com dois jogos em casa. Já para a conquista do título, o número mágico seria de 79 pontos.