Esportes DP

NÁUTICO

Com apenas seis titulares contra o CSA, confira time que mais atuou em 2020 pelo Náutico

Atacante Erick foi o que mais jogou na temporada, com 50 partidas; entre os 11 selecionados, quem menos entrou em campo foi Camutanga

postado em 01/02/2021 19:00 / atualizado em 01/02/2021 19:02

<i>(Foto: Thyago Marques/CNC)</i>
Uma marca do trabalho do técnico Hélio dos Anjos na reta final da temporada 2020 foi a continuidade dos 11 iniciais do Náutico. Sempre que os jogadores escolhidos estavam disponíveis, a torcida alvirrubra sabia exatamente como viria o time para os embates válidos pela Série B. Porém, esta não foi uma tônica ao longo de toda temporada, pois se levarmos em consideração a última escalação titular do time alvirrubro na Segundona, apenas seis jogadores estiveram entre os mais utilizados na temporada. 

Inclusive, dois dos jogadores que mais atuaram pelo Náutico em 2020 nem ao menos seguem no clube. O primeiro deles é o lateral Wilian Simões, que chegou em 2019 durante a campanha da Série C e foi titular absoluto com Gilmar Dal Pozzo e Gilson Kleina. Com a chegada de Hélio dos Anjos, o jogador perdeu a titularidade para Kevyn e não teve seu contrato renovado para o fim da Segundona. Ao todo, o defensor atuou em 34 das 59 partidas. Além dele, quem não permanecerá é o zagueiro Rafael Ribeiro. Principal jogador do setor no ano em número de partidas, com 38 jogos, o prata da casa foi emprestado para o Fluminense e jogará com a camisa do Tricolor carioca em 2021. 

Outros três jogadores que não atuam mais no time titular regularmente com Hélio dos Anjos, mas que tiveram grande participação na temporada são o goleiro Jefferson, o volante Jhonnatan e o atacante Jorge Henrique, este, inclusive, ficou entre os cinco jogadores mais utilizados, vezes como titular ou entrando ao longo da partida, com 45 dos 59 jogos no ano. 

No gol, Jefferson foi titular com Dal Pozzo e Kleina, em 36 dos 59 jogos, mas com a chegada de Anderson, por empréstimo junto ao Athletico Paranaense, o arqueiro, que vinha sendo criticado pela torcida alvirrubra, acabou perdendo a vaga no time. Jhonnatan, por sua vez, também perdeu espaço no time com a chegada de Hélio, mas jogou em 35 partidas, três a mais que Djavan, que terminou o ano ao lado de Rhaldney

Entre os titulares desta equipe hipotética, quem menos jogou foi o zagueiro Camutanga. Mesmo passando por um longo processo de recuperação de uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado do joelho, o zagueiro conseguiu atuar em 29 partidas. Ele superou Ronaldo Alves, contratado para ser o esteio da defesa, mas que passou por cirurgia no tendão de Aquiles ao longo da temporada e entrou em campo apenas 24 vezes. 

Dos jogadores que mais atuaram no ano, apenas Erick não iniciou o trabalho com Hélio dos Anjos como titular. Com 50 jogos na temporada, o jogador foi bastante acionado ao longo das partidas e recuperou a vaga no 11 inicial ao longo da reta final da Série B. Além dele, entre os titulares, seguem o camisa 33 em número de jogos, o meia Jean Carlos (49), o volante Rhaldney (48), o lateral Hereda (45) e o atacante Kieza, com 37 partidas. 

Seleção dos que mais jogaram
Jefferson (36); Hereda (45), Rafael Ribeiro (38), Camutanga (29) e Wilian Simões (35); Rhaldney (48), Jhonnatan (35) e Jean Carlos (49); Erick (50), Jorge Henrique (45) e Kieza 
(37).

Time que atuou no jogo contra o CSA
Anderson (16); Hereda, Ronaldo Alves (24), Camutanga e Kevyn (20); Rhaldney, Djavan (32) e Jean Carlos; Erick, Bryan (31) e Kieza. 

Tags: Série B nauticope jogadores temporada jogos participações elenco seleção 2020