Diógenes Braga vê erros no planejamento em 2022 (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Entre falhas na convicção no perfil de jogadores contratados, trocas de treinadores e planejamento na temporada, o presidente do Náutico, Diógenes Braga vê o pouco uso do departamento de análise de desempenho como um dos maiores erros do clube nesta temporada. Alicerce fundamental na prospecção de reforços, o setor vinha sendo utilizado mais profissionalmente nos últimos anos, mas em 2022 foi deixado de lado.
“Precisamos retomar algumas coisas. Nos anos anteriores, usamos muito bem o departamento de análise de desempenho, que participava ativamente no planejamento do futebol, montagem de elenco, avaliação de atletas e até trocas de treinadores. Acho que isso foi abandonado e foi um grande erro, um dos maiores”.
Após mais uma temporada de insucesso, principalmente no âmbito nacional, muito tem se falado de uma profissionalização no departamento de futebol do clube, que era composto por abnegado, mas que deixaram o Timbu neste final de ano, e um executivo de futebol, que foi Ari Barros e agora Nei Pandolfo. Por outro lado, o mandatário alvirrubro crê que o clube esteja em um caminho de profissionalizar o setor, porém sem muita eficiência no momento.
“Quando você tem uma estrutura em que você tenha executivo, análise de desempenho, todos os departamentos funcionando, já existe um caminho de profissionalização, mas entendo que a gente perdeu muito disso neste ano, precisamos retomar. O grau de profissionalização não tem como dizer exatamente, porque a estrutura do clube e a questão orçamentária fazem com que você tenha um tamanho do passo que você pode dar. Entendo que a gente perdeu muito disso neste ano", encerrou Diógenes.
Em relação ao departamento de futebol, o presidente confirmou que vai se reunir com Luiz Filipe Figueiredo, o vice-presidente, para analisar e montar uma nova diretoria. A partir da reestruturação é que um planejamento mais aprofundado para a próxima temporada será realizado.