Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: O que esperar da primeira final entre Náutico e Sport?

O Náutico será mais retraído, buscando o contra-ataque? Ou será um time ofensivo, como quer seu torcedor? E o Sport, mantém a pegada forte na casa do rival?

postado em 30/03/2024 09:02 / atualizado em 30/03/2024 09:17

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP)</i>

A primeira decisão
Em dia de decisão sempre vemos a cidade em outro clima. Náutico e Sport entram em campo, neste sábado, nos Aflitos, para o primeiro jogo. E até uma hora antes do início da partida fica aquela expectativa: quais as equipes que serão escaladas por seus treinadores? No Timbu, Allan Aal tem mais dificuldades. Sem poder contar com os reforços que atuaram na Copa do Nordeste, o treinador tem ainda outros problemas no DM. Marco Antônio volta ao meio-campo, mas sem Paulo Sérgio, Maranhão deve continuar na frente. A dúvida é saber se será Evandro ou Leandro Barcia pelos lados.

Já no Leão, o técnico Mariano Soso, que cumprirá a suspensão pelo cartão vermelho das semifinais, tem muito mais opções, com peças de reposição para quase todos os setores. A boa exibição contra a Jauzeirense poderia determinar na repetição da equipe, fato este ainda não feito pelo treinador. O problema é que Felipinho e Romarinho viraram dúvidas: um pela contusão, o segundo por cansaço. Riquelme seria o substituto imediato na lateral e não duvido ver Romarinho nem que seja no banco.

O que vamos esperar deste primeiro jogo da grande decisão: um Náutico mais retraído, buscando o contra-ataque? Ou será um time ofensivo, como quer seu torcedor? E o Sport, mantém a pegada forte na casa do rival? Ou fica na espera, explorando os espaços deixados pelo adversário? Respostas, a partir das 16h30, no estádio dos Aflitos. 

Arbitragem
Mais do que a expectativa que o árbitro Diego Fernando faça uma boa atuação nesta primeira partida da decisão, é que o VAR possa trabalhar bem melhor do que vimos nos últimos jogos. O comando do VAR será de Gilberto Castro Júnior e o AVAR de Ricardo Chianca. Dois árbitros experientes e que podem dar conta do recado. Só esperamos que dê tudo certo!

Números do Clássico dos Clássicos
Esta será a 20ª final estre Náutico e Sport. O Leão venceu 12 conquistas, sendo a última em 2019, enquanto que o Timbu venceu sete, fechando este número em 2021. Já quando o campeonato termina em 4, o Náutico tem mais títulos: foram seis (1934, 44, 54, 64, 74, 84 e 2004) contra três do Sport (1924, 94 e 2014) e um do América/PE (1944). 
 

Nordestão
A classificação geral da primeira fase da Copa do Nordeste foi uma grande surpresa pra todo mundo. O Bahia, que estava no Grupo B, fez a melhor campanha, seguido dos oito clubes do Grupo A (Sport em segundo). Classificado para encarar o Tricolor Baiano, o Náutico venceu um jogo e teve campanha inferior a Vitória/BA, Maranhão, América/RN e River, todos fora das quartas. 

Bora agir, FPF!
A Federação Cearense vem atuando forte para impedir que o jogo entre Sport e Ceará aconteça na Arena de Pernambuco. Nossa entidade está trabalhando também ou vai deixar que os cearenses ditem as regras do jogo e as notícias na imprensa?

Tags: futebol nautico sport final pernambucano