Nos Aflitos, Retrô vence Náutico nos pênaltis (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Retrô garantiu sua vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano após vencer o Náutico nos pênaltis, em uma partida sem grandes emoções disputada nesta segunda de carnaval (03), nos Aflitos. Após um empate sem gols no tempo normal, Fênix de Camaragibe mostrou eficiência na disputa por pênaltis e venceu Timbu, por (5 a 3). Destaque para defesa de Fabian Volpi na cobrança de Bruno Mezenga.
Tendo que recolher os cacos e virar a página para a Copa do Nordeste, o Náutico visita o Sampaio Corrêa na quinta-feira (06), às 19h, no estádio Castelão-MA. O título na competição regional é a única chance do Timbu se garantir na Copa do Brasil de 2026. Enquanto o Retrô volta a campo no próximo domingo (09, contra o Maguary, às 16hrs, na Arena Pernambuco.
O JOGO
Em uma partida com portões fechados devido à falta de policiamento no Estado, em razão das celebrações carnavalescas, o Timbu buscava se reerguer após sofrer duas derrotas seguidas. Por outro lado, a Fênix de Camaragibe vinha de uma classificação recente na Copa do Brasil. Contudo, apesar desse feito, o treinador Evaristo Piza foi demitido no dia seguinte, quem assumiu interinamente foi Wires Souza, técnico do Sub 20.
O início da partida foi marcado por um Náutico dominando a posse de bola e dificultando as ações do Retrô. Com um forte volume de jogo no ataque, o Timbu chegava com frequência ao campo adversário, mas tinha dificuldades em transformar essa presença em oportunidades reais de gol.
Pouco a pouco, a Fênix de Camaragibe foi equilibrando a partida e avançando para o campo ofensivo. Embora tenha mantido mais posse de bola durante o primeiro tempo, o Timbu foi perdendo intensidade no ataque e não conseguia ameaçar a meta do goleiro Volpi. O terço final do primeiro tempo foi marcado por diversas faltas e cartões amarelos, tornando o jogo mais parado.
Porém, foi nos minutos finais da etapa inicial que surgiu a melhor oportunidade. Dos pés de Patrick Allan, o melhor da primeira metade, saiu um passe preciso para Marco Antônio, que apareceu livre de marcação, finalizou rasteiro, mas Volpi fez uma excelente defesa, evitando o gol do Timbu.
SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, a Fênix de Camaragibe voltou do intervalo com mais energia, buscando o ataque. A equipe azulina arriscou finalizações com Radsley e Mascote, mas ambas passaram longe da meta defendida por Muriel. No entanto, foi o Timbu quem quase balançou as redes. Em uma boa jogada ofensiva, Otusanya fez o cruzamento, Paulo Sérgio fez o pivô e tocou para Patrick Allan, que disparou uma finalização. A bola, no entanto, desviou na defesa azulina e evitou o gol.
Tendo que buscar o gol, a partida ficou aberta. Ambas as equipes se lançaram ao ataque, deixando espaços nas defesas. Tanto o técnico Marquinhos Santos quanto Wires Souza fizeram alterações ofensivas, tentando definir a classificação no tempo normal. Apesar dos espaços, Náutico e Retrô tinham dificuldade em criar chances perigosas.
Em um erro na saída de bola da Fênix, Helio Borges aproveitou a oportunidade, roubou a bola e passou para Auremir, que, de calcanhar, encontrou Paulo Sérgio. O centroavante alvirrubro finalizou em cima da marcação, perdendo a melhor chance do segundo tempo. A falta de criatividade ofensiva de ambas as equipes acabou levando a decisão para os pênaltis.
PÊNALTIS
Nos pênaltis, o Retrô foi mais eficiente e converteu todas as penalidades. Por outro lado, Bruno Mezenga perdeu um pênalti que foi defendido por Volpi.
Nos Aflitos, Retrô elimina o Náutico nos pênaltis (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
FICHA DO JOGO
NÁUTICO 0 (3)
Muriel; Marcos Ytalo, Odivan (Léo Coltro), Felipe Santana e Igor Fernandes; Auremir, Marco Antônio (Souza), Wenderson (Kayon) e Patrick Allan (Hélio Borges); Samuel Otusanya (Bruno Mezenga) e Paulo Sérgio. Técnico: Marquinhos Santos.
RETRÔ 0 (5)
Volpi, Gedeilson, Claudinho, Rayan e Luiz Henrique (Gustavo Salomão); Fabinho, Richard e Rômulo (Fialho); Radsley, Maycon Douglas (Grafite) e Mascote (Ericson). Técnico: Wires Souza.
Estádio: Aflitos, no Recife
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira (GO)
Assistentes: Guilherme Camilo (MG) e Brigida Cirilo (AL)
Cartões amarelos: Rayan, Richard Franco e Maycon Douglas(R); Samuel Otusanya (N)