Figueirense chega como uma das principais forças da Série C (Foto: Patrick Floriani / FFC)
A Série C do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (12) e promete grandes disputas pelos principais objetivos, acesso à Segunda Divisão e permanência na Terceirona. Com 20 equipes participantes nesta edição da Série C, se destaca a expressiva participação das equipes do Sul do país, com seis representantes.
Cada estado sulista será representado por duas equipes na Terceira Divisão. Santa Catarina contará com o tradicional Figueirense e o recém-rebaixado Brusque, enquanto o Paraná terá a representação do Londrina e do recém-promovido Maringá. Para fechar, o Rio Grande do Sul conta com o Caxias e o Ypiranga-RS. Confira como chegam as equipes sulistas para a disputa da Série C.
Figueirense
O Furacão do Estreito chega com uma das camisas mais pesadas desta edição de Série C. Equipe catarinense vai para a sua quinta temporada seguida na Terceira Divisão e almeja interromper sequência com o acesso à Série B. Na última temporada, o Figueirense terminou apenas na 11ª posição na tabela da Série C.
No Campeonato Catarinense o clube não deslanchou em uma grande campanha e acabou sendo eliminado para o rival Avaí, ainda nas quartas de final. Desde então, o Figueirense não voltou a campo em jogo oficiais e inicia Série C com um período de mais de um mês de inatividade.
A equipe é comandada pelo jovem treinador Thiago Carvalho, de apenas 36 anos. Dentro do elenco, a equipe alvinegra conta com o goleiro Fabrício Santana, o lateral Leonan (ex-Santa Cruz e Retrô) e os atacantes Kayke (ex-Sport) e Wellington Nem.
Brusque
A equipe catarinense chega na Terceira Divisão como um dos quatro rebaixados da Série B de 2024 e também com eliminação nas quartas de final do Campeonato Catarinense, para a Chapecoense. Apesar de revés no Estadual, o Brusque classificou para a terceira fase da Copa do Brasil.
O Quadricolor é comandado pelo técnico português Filipe Gouveia, único treinador estrangeiro neste início de Série C. Dentro do elenco a equipe conta com jogadores conhecidos do futebol pernambucano, como o goleiro Jordan (ex-Santa Cruz e Sport), os volantes Jean Mangabeira (ex-Náutico) e Rodolfo Potiguar (ex-Salgueiro) e o atacante Paulinho Moccelin (ex-Sport). Ainda se destaca o meia experiente e com rodagem nacional Robinho.
Londrina
O Tubarão chega para mais uma edição de Série C após frustrante disputa em 2024. A equipe classificou para o quadrangular de acesso, mas terminou na 3ª posição e não conseguiu o acesso. No Estadual desta temporada, o Londrina foi eliminado na fase de semifinal, em disputa por pênaltis contra o Operário-PR.
O técnico da equipe é o ex-Sport Claudinei Oliveira, que tem trabalho contínuo no clube desde a última temporada. Entre os destaques no elenco se destacam o veterano zagueiro Wallace, o volante Alison e os atacantes Iago Teles e Edson Cariús. O Londrina também conta com o volante Sousa, que está emprestado do Náutico até o final da Série C.
Maringá-PR
O Dogão chega como um dos quartos recém-promovidos para a Terceira Divisão. Jovem clube paranaense vem em constante ascensão após se tornar SAF e, além do acesso, foi vice-campeão do Campeonato Paranaense nesta temporada.
Comandando a equipe em todos os resultados expressivos, o técnico Jorge Castilho chega para a Série C com um longevo trabalho na frente do clube tricolor, desde 2022. Dentro do elenco para a Terceirona o Maringá conta com o meia Léo Ceará e os atacantes Moraes e Júlio (ex-Náutico). A equipe tricolor também tem no elenco uma atração asiática na competição, o atacante japonês Yugo Masukake.
Maringá é uma das novidades desta Série C (Foto: Giovanni Meirelles / MFC)
Caxias
A equipe grená busca uma campanha de maior regularidade nesta Série C. Na última temporada, o clube brigou contra o rebaixamento e terminou na 15ª posição, dois pontos atrás da zona da degola. A equipe havia retornado à Terceira Divisão em 2024 e agora tentará uma temporada com resultados mais expressivos.
Apesar de susto na última temporada, o clube gaúcho vem de uma boa campanha no Estadual, sendo eliminado nas semifinais para o Internacional. A equipe comandada pelo técnico Luizinho Vieira conta no elenco com o volante Lorran (ex-Náutico), o meia Tomas Bastos e os atacantes Douglas Skilo (ex-Santa Cruz) e Richard.
Ypiranga-RS
O time canarinho é mais um que brigou pelo acesso na última temporada e tenta um melhor desfecho em 2025. Equipe gaúcha conseguiu classificação para o quadrangular de acesso, mas ficou pelo caminho na disputa. Nesta temporada, o Ypiranga não teve uma expressiva campanha no Campeonato Gaúcho, mas devido a eliminação precoce, disputou e conquistou a Taça Farroupilha.
A equipe é mais uma a apostar em um jovem técnico para a disputa nacional. Matheus Costas, de 38 anos, é comandante canarinho para a disputa da Série C. O elenco conta com o goleiro Edson, os meias Marlone (ex-Sport) e Jean Pyerre, além do atacante Felipe Marques.