Esportes DP

SANTA CRUZ

Atletas da base ganham respaldo de Roberto Fernandes no Santa Cruz

Treinador lançou pratas da casa na partida contra o Botafogo-PB para fins de observação

postado em 26/09/2021 11:58 / atualizado em 26/09/2021 14:03

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Pensando na preliminar da Copa do Nordeste de 2022, o técnico Roberto Fernandes usou a última rodada da Série C como laboratório. Além de promover à titularidade atletas que não vinham atuando no time principal, o comandante tricolor lançou muitos jogadores oriundos das categorias de base do clube, visando alçá-los ao plantel principal.

Na partida de ontem, por exemplo, o gol do Santa Cruz foi marcado por Eduardo, lateral esquerdo de origem, mas que vinha treinando como meia atacante. O jogador entrou no intervalo e com poucos minutos empatou a partida para o Tricolor, com assistência do também prata da casa Léo Gaúcho. O meia João Cardoso, também da base tricolor, atuou como titular, sendo substituído na etapa final. Por fim, o meia atacante Marcelinho, destaque do sub-20, foi lançado pela primeira vez entre os profissionais.

Na coletiva de ontem, o treinador coral falou sobre o seu histórico com a promoção de jovens jogadores à equipe principal. “Eu acho que o torcedor que conhece o meu trabalho aqui sabe que a gente tem como característica valorizar a prata da casa. No ano que nós fomos campeões com o Náutico em 2018, salvo engano subiram 16 meninos da base e deram resultados. É uma base que está jogando até hoje, foi bicampeã pernambucana e campeã da Série C”.

“Quanto você está em uma situação como a do Santa”, prosseguiu, “você tem que ter um trabalho consistente na base, porque eu sou absolutamente contra subir por subir. Tem que subir por meritocracia. Quem vier contratado vai ter que ser melhor. Se for igual, você tem que valorizar o prata da casa”, inferiu Roberto.

Tags: santa cruz categorias de base roberto fernandes cobra coral tricolor arruda