Santa e Retrô podem se reencontrar ainda nesta temporada (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Para sacudir a poeira após eliminação precoce na Série D, o Santa Cruz já começa a pensar na fase preliminar da Copa do Nordeste, ainda sem data definida pela CBF. O Tricolor entra na segunda fase — ao todo serão três — e pode encontrar alguns velhos conhecidos pelo caminho, casos de Retrô, Salgueiro e Floresta.
Santa e Retrô protagonizaram rivalidade marcante em 2022, se enfrentando três vezes na temporada. Na primeira, passeio da Fênix e vitória por 4 a 0, no Arruda. Depois, já pela Série D do Campeonato Brasileiro, empate sem gols e triunfo coral por 2 a 1, na Arena de Pernambuco, selando a classificação às oitavas de final.
O Carcará, por sua vez, virou uma pedra no sapato do Santa nos últimos anos, conseguindo desbancar a Cobra Coral na decisão do Campeonato Pernambucano de 2020, quando levou a melhor nas cobranças de pênaltis. Na atual temporada, só um confronto, com vitória salgueirense por 2 a 1, no Cornélio de Barros, ainda pelo Estadual.
Já o Floresta foi algoz do Mais Querido justamente na preliminar do Nordestão, ano passado, quando venceu por 4 a 2, nas penalidades, após empate eletrizante por 3 a 3 no tempo normal na Arena de Pernambuco. Assim como em 2022, as fases eram decididas em jogo único.
Além da Cobra, a segunda fase também contará com América-RN, Botafogo-PB, Confiança-SE, CSA, Ferroviário-CE, Juazeirense-BA e Vitória. Todos estes terão o direito de decidir jogando em seus domínios.
Veja os possíveis adversários:
Ao todo, são 15 possibilidades no caminho do Santa: Retrô, Salgueiro, ASA, Altos-PI, Bahia de Feira-BA, Caucaia-CE, Cordino-MA, Falcon-SE, Floresta-CE, Globo-RN, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Moto Club-MA, Parnahyba-PI, Treze-PB e 4 de julho-PI.