Esportes DP

OPINIÃO

Beto Lago: 'As estratégias de Schülle e Soso no Clássico das Multidões'

O primeiro jogo frequentemente é mais cauteloso. Os treinadores preferem fazer deste um jogo mais pensado, observando o que seu adversário tem nas mãos

postado em 09/03/2024 09:32 / atualizado em 09/03/2024 09:43

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP)</i>
As estratégias
A primeira batalha entre Santa Cruz e Sport será no Arruda, apenas com torcedores tricolores no estádio. Como todo mata-mata, o primeiro jogo frequentemente é mais cauteloso. Os treinadores preferem fazer deste um jogo mais pensado, observando o que seu adversário tem nas mãos. E aguardo muito para ver o que Itamar Schüller e Mariano Soso vão colocar em campo. Pelo lado do Tricolor, Schüller tem um “11 titular” que a torcida conhece. Na partida contra o Sport, pela fase preliminar, ele tirou Thiaguinho para colocar Wellison, “dobrando” o lado direito. Não deu certo, tanto que voltou com Thiaguinho, que fez o gol do Santa Cruz. Muitos apostam que a surpresa pode vim com João Pedro, fortalecendo o meio-campo. Na defesa, o experiente zagueiro Rafael Pereira ficar e Ítalo Melo deve jogar no seu lugar.

Já pelo lado do Leão, Soso se dá ao luxo de contar com um banco sortido, principalmente na qualidade técnica. Contra o Altos, apostou em Felipe, Alan Ruiz, Lucas Lima, Barletta, Romarinho e Gustavo Coutinho do meio pra frente. Mas pode reforçar o meio com Fábio Matheus, Fabrício Domínguez ou Fabinho (os dois últimos se estiverem recuperados). Tem Titi Ortiz, que pode ser o quarto no meio, e Zé Roberto na frente. São muitas variações nas suas mãos. A bronca está na defesa, contando apenas com Luciano Castán e Alisson Cassiano. Sem um reserva para o setor, se tiver problemas na partida terá que improvisar. Espero por um jogo mais precavido, como relembra a história de mata-mata. Mas o duelo nos bancos de reservas será decisivo para este Clássico das Multidões. 

Força do conjunto
No domingo será a vez de Náutico e Retrô, nos Aflitos. Outra grande expectativa para este jogo. A Fênix aposta muito na força do conjunto. Foram duas semanas apenas treinando e aguardando a recuperação do meia Fernandinho. Com ele, o time do técnico Roberto Fernandes cresce muito ofensivamente. Ainda assim, tem qualidade com Rasdley, Giva e Luisinho, além de uma defesa segura, a melhor do Estadual.
 

Resolver os problemas
Já o Náutico, precisa mudar muita coisa. A equipe e o técnico Allan Aal saíram vaiados após a derrota para o Ríver, mas a diretoria deu voto de confiança ao treinador. Será que ele teve tempo para corrigir os problemas do Timbu, principalmente defensivo? O Náutico tem uma defesa lenta e pode ser engolida pela velocidade do Retrô. Sem falar que não terá o artilheiro Paulo Sérgio, que cumpre a suspensão, e não tem boas opções no banco.

A força dos árabes
A Arábia Saudita trabalha pesado no esporte e turismo. Com investimentos de US$ 800 bilhões, os árabes olham o turista latino-americano. O país celebrou os 100 milhões de visitantes, alcançado antes a meta prevista para 2030. Investir no esporte é tiro certo. Tem um campeonato nacional forte, neste final de semana recebe o GP de Fórmula 1, além de ser sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029 e da Copa do Mundo de 2034. 

Tags: futebol santa cruz sport classico