Santa Cruz garante calendário nacional em 2025 (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Com o resultado positivo do Santa Cruz diante do Central, em confronto válido pelas quartas de finais do Campeonato Pernambucano, o Tricolor do Arruda conseguiu a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A Cobra Coral iniciou a temporada cercado de desconfiança. Com uma nova gestão liderada pelo presidente Bruno Rodrigues, mas que tinha que suportar as dificuldades de não ter um elenco e treinador, funcionários com salários atrasados e torcida com relação desgastada.
A equipe mostrou força e consistência para reverter o começo conturbado, com uma eliminação dolorosa diante do Altos-PI pela Seletiva da Copa do Nordeste. Com olhar voltado para o principal objetivo da temporada, o Tricolor se manteve firme até conquistar a tão sonhada vaga para a Quarta Divisão.
A classificação da Cobra Coral foi alcançada após 10 jogos disputados no Campeonato Pernambucano , campanha com sete vitórias, um empate e duas derrotas, 73,33% de aproveitamento. Foram 17 gols marcados e sete sofridos.
Retrospecto do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano 2024:
O Santa Cruz iniciou sua caminhada no Campeonato Pernambucano cercado de desconfiança após ter sido eliminado pelo Altos-PI - de forma melancólica - na seletiva da Copa do Nordeste. E para espantar o clima de incerteza, a Cobra Coral venceu o Maguary (2x0) e o Flamengo de Arcoverde (1x0), somando as partidas foram mais de 30 mil torcedores no Arruda.
Depois, o Mais Querido foi para uma sequência dolorosa, com duas derrotas em clássicos pelo mesmo placar de 2 a 1 - contra Sport e Náutico. Com a pressão exacerbada após longo jejum de vitórias em clássicos, o Tricolor do Arruda teve que virar a chave e focar no principal objetivo da temporada: a vaga na Série D de 2025.
A sequência da tabela reservava duas partidas fora de casa diante do Porto e do Petrolina. Foram dois resultados positivos do Tricolor por 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente. Em jogo atrasado da quarta rodada, o Santa Cruz ficou no empate sem gols diante do Retrô - resultado crucial para a Fênix de Camaragibe garantir a vaga da Série D de 2025, ainda na primeira fase.
A Cobra Coral voltou a campo para mais um confronto em casa - vencendo o Afogados - e na sua partida com mais gols marcados no Pernambucano 2024, por 5 a 1, garantindo o mando de campo nas quartas de finais.
Sonhando com um milagre da vaga antecipada na Quarta Divisão, o Santa Cruz, até fez o seu papel, venceu o Central por 1 a 0, no Lacerdão. No entanto, os resultados da rodada não colaboraram e a equipe terminou na quarta colocação na primeira fase. Com isso, Cobra Coral e Patativa voltaram a se enfrentar nas quartas de finais. Com a eliminação do Afogados pelo Náutico, a vaga ficou para ser decidida entre tricolores e alvinegros. Com um Arruda lotado - mais de 35 mil torcedores -, o Santa Cruz voltou a vencer o adversário e garantiu calendário nacional para o próximo ano.