Esportes DP

POLÊMICA

Após erro em clássico, Santa, Sport, Náutico e Retrô pedem VAR e arbitragem de fora no Pernambucano

Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô manifestaram seu repúdio à Federação

postado em 27/01/2025 17:49 / atualizado em 27/01/2025 21:06

<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/FPF)</i>
Em meio a uma série de polêmicas envolvendo a arbitragem no Campeonato Pernambucano, Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô encaminharam nesta segunda-feira (27) um pedido formal à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), solicitando a utilização de árbitros de fora do estado e da tecnologia do VAR em suas partidas.

O apelo dos quatro principais clubes do Estado se intensificou após um lance polêmico no clássico entre Santa Cruz e Náutico, no último sábado. A árbitra Deborah Cecília e o assistente José Romão foram afastados após a entidade admitir um erro na marcação do jogo.

Apesar de assumir a culpa, a FPF já informou que não deve atender a solicitação do VAR por uma questão de isonomia da competição, já que nem todos os jogos do campeonato podem contar com a tecnologia. Eles afirmaram que a utilização do VAR foi acordada apenas para os jogos eliminatórios.

Segundo a apuração, o quarteto ainda chegou a fazer um pedido mais brando, apelando para que o pedido fosse ao menos considerado para os clássicos. A solicitação também não deve ter o resultado esperado.

Em contato com a reportagem do Diario de Pernambuco, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, informou não ter recebido nenhuma solicitação. Segundo o mandatário, reeleito com 83% dos votos em 2022, o VAR não poderia ser utilizado na primeira fase do Estadual, seguindo a decisão da última reunião do Conselho Arbitral, realizada no ano passado.

Quanto a adição de árbitros de fora do Estado para apitar as partidas, Evandro disse que o cenário é possível, desde que os clubes que fizerem a solicitação arquem com os custos. Antes, no entanto, será preciso passar pelo trâmite via Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Após reunião realizada nesta segunda-feira (27/01) entre representantes de Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport, os quatro clubes fecharam o entendimento inédito da necessidade de utilização do VAR nos jogos do Campeonato Pernambucano 2025 que os envolverem, além da escalação de árbitros de fora do quadro da Federação Pernambucana de Futebol.

Através de uma solicitação formal à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), os quatro clubes exigem que as medidas sejam adotadas com o objetivo de garantir uma competição mais justa e equilibrada entre todos os 10 clubes.

A decisão conjunta é fruto da preocupação com o futebol pernambucano e busca assegurar que erros e falhas de árbitros possam ser minimizados, tornando o campeonato mais íntegro para todos os envolvidos.