Esportes DP

SPORT

Candidato da situação a presidente do CD do Sport tem reforma do estatuto como prioridade

Advogado Pedro Leonardo Lacerda, da chapa de Milton Bivar, destacou as principais propostas para o Conselho Deliberativo, se for eleito no Sport

postado em 26/02/2021 16:03 / atualizado em 26/02/2021 16:25

<i>(Foto: Arquivo Pessoal)</i>
Faltando uma semana para as eleições, os sócios do Sport vão ter a oportunidade de escolher a próxima gestão que vai comandar o clube pelos próximos dois anos. Representante da situação, o advogado Pedro Leonardo Lacerda concorre à presidência do Conselho Deliberativo pela chapa “Sport de Primeira”. Em meio às dificuldades financeiras atravessadas pelo Leão, agravadas com a pandemia do novo coronavírus, o candidato citou a necessidade de união no clube.
 
“O nosso projeto para o Conselho do Sport é fazer uma retomada do espírito de cooperação entre os poderes Executivo e Deliberativo. Sempre o CD foi um esteio, um apoio, um complemento do Executivo no encaminhamento dos assuntos do clube. Então, queremos restabelecer essa harmonia, essa sintonia dentro das atribuições de cada um, mas sempre de forma coirmã em relação ao Executivo. O Sport é um só”, disse Pedro.
 
Dentre os principais projetos da chapa “Sport de Primeira” para o Conselho Deliberativo, Pedro Leonardo Lacerda destaca a intenção de implementar comissões divididas por temas com o objetivo de inteirar os conselheiros sobre os principais assuntos discutidos no órgão. Apesar da divisão, o candidato reiterou o discurso de integração entre o CD e o poder Executivo, ressaltando a necessidade dos órgãos trabalharem em conjunto.
 
“Para a dinâmica do Conselho, nós vamos criar algumas comissões temáticas, nunca procurando rivalizar ou fazer o tipo de gestão paralela ao Executivo, não é isso. Algumas comissões temáticas para poder até familiarizar os conselheiros das atribuições que o conselho tem. O Conselho tem um papel que não se confunde com o Executivo, não é um poder paralelo”, explicou o candidato.
 
REFORMA DO ESTATUTO
 
Um dos principais pontos que a próxima gestão do Conselho Deliberativo terá de tratar é a reforma do estatuto. Com o texto aprovado pelos conselheiros desde o final do ano passado, os sócios do Sport aguardam a convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para poder aprovar ou não a mudança. Ainda sem data definida para a votação, cabe ao Executivo fazer a chamada da AGE. Apesar da indefinição, Pedro Leonardo garantiu o compromisso de aprovar a reforma.
 
“Tem algumas questões burocráticas ainda em aberto. Nós temos o compromisso de fazer a reforma do estatuto. O trabalho que o atual Conselho fez em relação ao estatuto foi muito bem feito. Caso não venha a ser objeto de uma Assembleia Geral ainda nessa gestão, é um compromisso meu e de Gustavo Oiticica (candidato a vice) trabalhar pela aprovação dela. A garantia que o estatuto vai ser submetido ao sócio”, garantiu Pedro Leonardo Lacerda.
 
Apesar do compromisso em aprovar a reforma do estatuto, o candidato a presidente do Conselho Deliberativo admitiu que existem pontos no textos que ainda precisam ser discutidos novamente. É o caso, por exemplo, da remuneração do presidente e da proibição de dirigente se candidatar a cargo eletivo, citados por Pedro Leonardo. Mesmo assim, revelou que se for convocada a AGE, vai votar a favor da reforma.
 
“Toda obra legislativa é passível de crítica. O texto que a gente produziu tem 147 artigos, eu tenho certeza que mais de 95% desses artigos são bem assimilados por todas as correntes do clube. Deve ter três ou quatro temas que algumas pessoas sentiram que não foram necessariamente discutidos, tem alguns pontos polêmicos que eu também não terei dificuldade nenhuma de rediscutir, dentro de um viés democrático”, completou Pedro.

Tags: Pedro Leonardo Lacerda Sport de Primeira Milton Bivar sport futebol eleições chapa conselho deliberativo" situação