Esportes DP

SPORT

Campeonato à parte: confira o levantamento dos adversários do Sport na luta contra o Z4

Além do Leão, Juventude, Grêmio e Santos estão no torneio 'à parte'

postado em 27/10/2021 08:00 / atualizado em 26/10/2021 19:15

<i>(Foto: Anderson Stevens/SCR)</i>
Todos sabem que o Sport disputa um campeonato ‘à parte’ nesta Série A do Brasileirão. Imerso na zona de rebaixamento desde a 16ª rodada, o Leão da Ilha do Retiro estabeleceu, logo no alvorecer do certame nacional, que a permanência na divisão de elite do futebol nacional é o principal objetivo da temporada rubro-negra. 

Por isso, a competição em que os leoninos estão inseridos possui apenas cinco competidores - e o ‘vencedor’ é quem termina fora do Z4.
 
Neste momento, além do Sport, estão disputando o ‘torneio’ Juventude, Santos, Grêmio e Chapecoense. Entre os concorrentes, somente a Chape está praticamente rebaixada à Série B do Campeonato Brasileiro e apenas o Leão possui retrospecto positivo nos últimos cinco jogos.

Considerando o recorte recente, o Sport, que venceu, nos últimos cinco compromissos, duas partidas, empatou uma e perdeu outras duas, é o único time que conquistou mais de 50% dos pontos disputados. Atrás do Leão, estão Santos, 33%, e Grêmio, 26%. 

Ambos os times possuem, por outro lado, jogos a menos que os pernambucanos no torneio. No caso dos paulistas, um contra o Fluminense remarcado nesta quarta-feira (27). Já os gaúchos tiveram os compromissos diante do Atlético-MG e do Flamengo cancelados. 

RETROSPECTO E CHANCES CONTRA O Z5

Mesmo assim, tratando-se de confrontos diretos, o Sport tem vantagem em relação aos rivais na luta pela permanência. Contra o Grêmio, por exemplo, venceu ‘lá e lô’: em Porto Alegre, por 1 a 0, e, no Recife, por 2 a 1. Diante do Santos, no entanto, empatou os dois jogos em 0 a 0. 

O único dos quatro times que superou o Leão foi o Juventude: ainda sob o comando de Umberto Louzer, o Sport foi superado por 1 a 0 no Alfredo Jaconi - com Florentín, porém, respondeu com uma vitória de 3 a 1 na Arena de Pernambuco.
 
Diante dos times que lutam contra a Série B, resta apenas um jogo contra a Chapecoense. Válido pela 37ª rodada, o confronto promete ser determinante para o futuro do único representante de Pernambuco na divisão de elite.

Segundo os números levantados pelo portal Chance de Gol, o ‘ponto de corte’ desta edição do Brasileirão está entre 41 e 43 pontos. Para atingir tal feito, o Sport precisa conquistar pelo menos 47% dos pontos em disputa: ou seja, vencer cinco dos últimos 10 jogos válidos pelo torneio.
 
No caso dos recifenses, são quatro partidas diante de clubes que lutam por uma vaga na Copa Libertadores e o restante diante equipes da parte de baixo da tabela. 

Para efeito comparativo, o Santos encara, contando o jogo atrasado contra o Fluminense, nove equipes do G10, sendo três postulantes ao título, e apenas duas da segunda página da classificação.




Tags: campeonato a parte sport juventude z4 juventude gremio santos chapecoense