Esportes DP

NORDESTÃO

Após nove anos, Sport e Ceará reeditam final da Copa do Nordeste

Leão e Vozão se enfrentam na decisão após eliminarem ABC e Fortaleza, respectivamente; em 2014, Leão conquistou o tri sobre o alvinegro

postado em 30/03/2023 19:55 / atualizado em 30/03/2023 20:38

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP)</i>
Reencontro marcado. Noves anos depois, Sport e Ceará reeditam a final da Copa do Nordeste de 2023 após eliminarem ABC e Fortaleza, respectivamente. Antes, haviam brigado pelo troféu em 2014, no sistema de ida e volta. Quem riu por último, à época, foi o rubro-negro da Praça da Bandeira, após vitória por 2 a 0, no Recife, e empate por 1 a 1 fora de casa. 

Na ocasião, o grande herói vermelho e preto foi o atacante Neto Baiano, autor de dois gols na grande decisão. Marcou na Ilha do Retiro, com Danilo Barcelos ampliando, e outro no Castelão, em cobrança de pênalti. Magno Alves descontou para o alvinegro cearense. 

O Leão, diferente de 2014, terá a vantagem de fazer a última partida dentro de seus domínios por ter a melhor pontuação geral, 25. O Vozão aparece em segundo (22), seguido pelo arquirrival Fortaleza, já eliminado (21). 

A campanha rubro-negra naquele ano foi de recuperação durante o torneio. O Sport só conseguiu avançar para as quartas de final na última rodada, quando venceu o Botafogo-PB fora de casa. No mata-mata passou primeiro por CSA, com uma vitória na Ilha por 2 a 0 e uma derrota em Maceió por 1 a 0. Na semifinal, duas vitórias sobre o Santa - 2 a 0 em casa e 2 a 1 no Arruda. A fase eliminatória ainda era disputada em dois jogos.

Como chega o Sport 

Após golear o CRB nas quartas de final, o Leão derrotou o ABC em jogo que se iniciou nesta quarta-feira (29) e só foi concluído nesta quinta (30) por conta das fortes chuvas que assolaram a capital pernambucana. A primeira etapa começou com o Sport fulminante, marcando logo no primeiro minuto com Vagner Love. Na segunda, contudo, o mau tempo deixou o gramado da Ilha do Retiro impraticável, até que o árbitro Denis Serafim suspendeu a partida, aos 18 minutos do segundo tempo. 

A continuição do jogo teve o Rubro-negro se valendo do "fator casa", controlando as ações e, principalmente, a posse de bola. Até poderia ter ampliado a vantagem nos minutos restantes, mas o 1 a 0 foi suficiente para carimbar a vaga na decisão. 

Como chega o Ceará

Na outra semi, o Ceará levou a melhor sobre o Fortaleza, na Arena Castelão, por 3 a 2, e também avançou em confronto marcado por muita rivalidade. Erick, Caíque e Titi, contra, marcaram para o Vozão, enquanto Calebe e Lucero descontaram para o Tricolor do Pici. 

As finais estão previstas para acontecer nos dias 19 de abril e 5 de maio, em datas a serem confirmadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) posteriormente.  

Tags: sport cerará reedição final neto baiano copa do nordeste