Esportes DP

ESTADUAL

Hegemônico x desafiante indigesto: Sport e Retrô fazem primeiro capítulo da final no Pernambucano

Partida de ida acontece neste sábado (15), na Arena de Pernambuco; volta será realizada na Ilha do Retiro

postado em 14/04/2023 19:16 / atualizado em 15/04/2023 12:00

<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>
Hegemonia versus desafiante ao primeiro título. Sport e Retrô iniciam, neste final de semana, a saga pela taça do Campeonato Pernambucano. Detentores das melhores campanhas do certame, Leão e Fênix travam o primeiro capítulo da decisão na Arena de Pernambuco. Já a volta acontece no próximo dia 22, na Ilha do Retiro, com ambas as partidas se iniciando às 16h30. 

Vale ressaltar que na final não existe o sistema de gol qualificado. Ou seja, em caso de empate no placar agregado (quando se junta as duas partidas), o campeão será definido nos pênaltis. Quem vencer, naturalmente, garante o troféu do Estadual. 

COMO CHEGA O LEÃO 

Maior campeão do estado com 42 taças erguidas, o Sport vai para o jogo praticamente completo. O único ponto de interrogação na cabeça de Enderson Moreira fica por conta da lateral direita. Isso porque o titular Eduardo já não pôde participar do empate em 3 a 3 frente ao Coritiba, segue em avaliação no departamento médico leonino. Sem ele, a tendência é que o prata da casa Ewerthon ganhe minutagem, assim como no meio de semana. 

No ataque, a dupla Vagner/Love e Luciano Juba tem presença garantida entre os 11 iniciais de Enderson. Love, inclusive, vem de dois gols marcados diante do Coxa, e espera manter o faro de gol apurado contra o Retrô. 

"A gente deseja que tenhamos força e sejamos efetivos para que a gente dê um passo grande para conquistar nosso objetivo que é o título", falou o camisa 9. 

COMO CHEGA A FÊNIX

Buscando sua primeira taça, o Retrô ainda pode ser considerado um "novato", mas tem postura de gente grande. Os números não mentem - já é o segundo ano consecutivo que os comandados de Dico Wooley terminam entre os dois melhores melhores colocados. Na primeira fase, se classificou, sem sustos, às competições nacionais, como a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, por exemplo. 

Em sua segunda decisão seguida, o time de Camaragibe quer fazer história. É o que garante o experiente volante Jean, que acumula três títulos da Série A do Campeonato Brasileiro no currículo, além da Copa das Confederações de 2013 pela seleção brasileira. 

"Cheguei no Retrô e a primeira coisa que me veio à mente era de ficar na história do clube. Com certeza esse título tem um peso muito grande e a gente sabe que está cada vez mais próximo. Tenho conversado com os jogadores e o treinador que no ano passado também participaram de uma decisão do estadual. Estou aqui para aprender e levantar mais um título. É o que o Retrô quer", cravou. 

Ficha da partida:

RETRÔ

Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e João Victor; Jonas, Ratinho e Radsley; Matheus Serafim (Fernandinho), Giva e Gustavo Ermel. Técnico: Dico Wooley. 

SPORT 

Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús;; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Labandeira, Vagner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira

Local: Arena de Pernambuco
Horário: 16h30
Árbitro: Diego Fernando
Assistentes: Rodrigo Chianca e Bruno Vieira
VAR: Tiago Nascimento

Tags: hora pernambucano final escalacoes times retro sport