
Pelo segundo ano consecutivo, o Retrô desafia um grande da capital na final do Campeonato Pernambucano. A partir do próximo sábado (15), o representante de Camaragibe decide com o Sport o título do Estadual. O primeiro jogo será na Arena de Pernambuco, enquanto o segundo, após muita polêmica, será na Ilha do Retiro, dia 22 de abril.
Assim como foi no ano passado, com a final entre Náutico e Retrô (o Timbu levou a melhor nos pênaltis), a decisão vai colocar frente a frente dois clubes com histórias completamente diferentes. Integrante do chamado Trio de Ferro, o Sport vai completar 118 anos no dia 13 de maio. Já a Fênix foi fundada apenas em 2016.
Maior campeão do Estado, o Rubro-Negro vai em busca da sua 43ª taça do certame local. O clube não conquista o troféu desde 2019. Reforçando que o Leão também está na final da Copa do Nordeste – vai desafiar o Ceará -, estreou na Copa do Brasil com um empate com o Coritiba e em breve vai iniciar a caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro.

Por sua vez, mesmo jovem, o Retrô já tem uma trajetória de fazer inveja. Chegar pelo segundo ano consecutivo à decisão já é uma façanha – tanto em 2022 como este ano, o clube fez uma campanha tão boa na primeira fase, que pulou as quartas de final. Mas a ambição é maior. Pela estrutura que tem, sobretudo pelo CT em Aldeia, um dos melhores do Brasil, a Fênix quer o título.
E, caso ele venha, fará o jovem clube de Camaragibe entrar em um seleto grupo de campeões pernambucanos, que tem apenas oito clubes.
RANKING DE TÍTULOS
Sport: 42
Santa Cruz: 29
Náutico: 24
América: 6
Torre*: 3
Tramways*: 2
Flamengo*: 1
Salgueiro: 1