Esportes DP

FINAL PE 2023

Romão x Guerra - Rivais dentro e fora

Os dois dirigentes vão em busca do primeiro título como presidentes dos seus clubes. Rivais, Guerra já declarou: "Não sento na mesma mesa"

postado em 14/04/2023 10:34 / atualizado em 14/04/2023 10:59

<i>(Foto: Arnaldo Sete/DP Foto)</i>
De um lado do ringue, o presidente do Sport, Yuri Romão. Do outro lado, o proprietário do Retrô, Laércio Guerra. Ambos perseguem o primeiro título para colocar nas suas estantes. Quer mais pimenta no tempero? Os dois são desafetos. Em janeiro deste ano, em entrevista ao podcast Cast FC, Laércio não poupou críticas ao mandatário rubro-negro. “Eu não gosto dele não. Onde ele tiver, eu saio. Se ele sentar em um canto, eu sento em outro. Esse cara para mim… Eu não gosto nem de lembrar o nome dele. Eu chamo de cabeça de ovo”, ironizou Laércio.

De acordo com o fundador e dono do Retrô, ele tem duas broncas com Yuri: uma dívida de um empréstimo feito para o Sport em 2018 de cerca de R$ 4 milhões, “que já está na casa dos R$ 11 milhões e que Yuri não quer sentar para negociar o pagamento”, disse o próprio Laércio; e um jogo Sport x Retrô, na Ilha, em que Laércio pediu 1.500 ingressos para comprar, mas Yuri teria negado. “Ele não autorizou a venda. Mandou eu comprar um ingresso, com uma carteira de identidade, e um CPF para cada ingresso vendido. Isso nunca existiu no futebol”, reclamou Laércio. Yuri nunca quis rebater publicamente as ofensas e queixas. 

Além de rivais fora e dentro de campo, os dois também possuem perfis distintos de gestão. De um lado, Yuri Romão é tido como um bom gestor financeiro, prezando pelo pagamento de dívidas, salários em dia e sem “gastança” em contratações de peso. Entretanto, da mesma forma as maiores críticas que recebe é pelos acanhamento nos reforços e pelos nomes que escolhe para comandar o futebol. Já Laércio exibe um estilo arrojado, trazendo nomes conhecidos do futebol brasileiro que outrora só vinham para Sport, Náutico ou Santa, como Fernandinho, ex-São Paulo e Grêmio. 

<i>(Foto: Arnaldo Sete/DP Foto)</i>
A diferença também existe na postura em público. Provocador e polêmico, Laércio Guerra quase sempre atrai os holofotes para ele, com o Retrô ficando em segundo plano. Talvez uma tática para tirar a pressão dos seus atletas. Já Yuri até coleciona algumas frases fortes, mas em geral passa despercebido. 

Até 2021, o presidente rubro-negro era apenas o vice-presidente de Leonardo Lopes, que tirou uma licença e nunca mais voltou. De outubro de 2021 até março de 2022, Yuri foi o interino de Lopes. Com a renúncia oficial, Yuri foi efetivado no cargo em março e ficou até o final do ano passado, quando venceu uma eleição bastante conturbada para comandar o Sport no biênio 2023/2024. 

Já Laércio Guerra fundou o Retrô em 2016 e não tem nenhum título no futebol profissional. Ano passado, chegou perto, mas perdeu a final do Estadual para o Náutico. E aí, quem leva a melhor neste duelo?

Tags: sport retro final pernambucano 2023 laercioguerra yuriromao decisão rivalidade