Esportes DP

Sport faz história, vence o São Paulo no Morumbi, mas é eliminado na Copa do Brasil

Leão conseguiu virar o jogo e levar à decisão para os pênaltis, mas foi derrotado

postado em 01/06/2023 21:50 / atualizado em 01/06/2023 22:40

<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>
Do mel, ao fel. O Sport venceu o São Paulo Morumbi pela primeira vez na história do confronto, mas o triunfo por 3 a 1 teve sabor de derrota. Apesar da valentia, os rubro-negros caíram nos pênaltis, por 5 a 3, nesta quinta-feira (1º), pela volta das oitavas de finais da Copa do Brasil - o placar agregado terminou em 3 a 3, após 2 a 0 na Ilha do Retiro. 

Sem baixar a cabeça, o Rubro-negro já passa a focar suas atenções na Série B do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será domingo (4), contra o Londrina, no Estádio do Café. 

O JOGO 
 
Em marcação baixa, o Sport iniciou deixando o São Paulo trocar passes com tranquilidade no campo de defesa. O  técnico Enderson Moreira optou pelo esquema com três zagueiros, preenchendo o meio de campo e sem um camisa 9 de origem, já que Vagner Love foi poupado por conta de um desconforto muscular - Jorginho e Luciano Juba revezavam na referência. 

O Leão conseguiu a primeira finalização quando o relógio marcava 10 minutos. Felipinho cobrou escanteio e, no rebote, voltou a cruzar na área, mas o cabeceio de Rafael Thyere saiu sem perigo à meta de Rafael. A história do jogo, pelo menos inicialmente, mostrava um Sport mais organizado. Do outro lado, a resposta foi quase letal: Alisson cabeceou mesmo marcado e Renan fez grande defesa. 

Acordado, o tricolor continuou reagindo. Calleri fez grande jogada aos 22, driblou a marcação, e só não marcou graças à mais uma boa intervenção de Renan. Até que os donos da casa, de tanto ensaiar, conseguiram balançar as redes, com 22. Michel Araújo tabelou com Luciano, deixou Rafael Thyere no chão, e tocou na na saída do arqueiro leonino para abrir o placar. O segundo poderia ter saído nove minutos depois, mas Pablo Maia errou o chute 

O Sport reagiu após jogada área, aos 30. Fábio Matheus conseguiu o desvio e fez Rafael trabalhar. O arqueiro dos anfitriões voltaria a aparecer aos 43, impedindo o gol de Jorginho. No lance seguinte, não houve jeito. Felipinho soltou uma bomba e Alisson Cassiano aproveitou o rebote de Rafael para deixar tudo igual. 

Embalado, o Leão voltou a rugir logo no início do segundo tempo. Aos seis, Jorginho cobrou escanteio, Sabino se desvencilhou dos marcadores paulistas e estufou o barbante para virar o placar. Torcedores e jogadores são-paulinos atônitos, mas a vantagem ainda era local. 

Com 17, Eduardo tentou arriscar de longe, parando na defesa de Rafael. O Tricolor respondeu na sequência, com Alisson. Sabino fez o corte. À medida do passar do tempo, a partida ia ficando nervosa, com os dois treinadores elaborando estratégias. Enderson mexeu no time e  desfez a linha de três zagueiros, dando mais ímpeto no ataque. E assim seguiu. 

O time pernambucano não deixou de acreditar, utilizando passes longos para chegar ao sonhado e necessário terceiro gol. Num desses lances, após cobrança de lateral, Sabino estufou as redes e levou a decisão para os pênaltis. 

Nas cobranças da marca da cal, o Sport não conseguiu a precisão necessária, sendo derrotado por 5 a 3. 
 
Ficha da partida 

São Paulo 1 (5)
Rafael, Rafinha, Diego Costa (Arboleda), Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Wellington Rato), Alisson (Jhegson Méndez) e Michel Araújo (David); Luciano (Marcos Paulo) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Sport 3 (3)
Renan; Eduardo (Kayke), Rafael Thyere, Alisson Cassiano, Sabino e Felipinho; Ronaldo (João Igor), Fábio Matheus e Jorginho (Gabriel Santos); Fabrício Daniel (Edinho) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira.

Gols: Michel Araújo, aos 26/1ºT (S); Alisson Cassiano, aos 43/1ºT e Sabino, aos 6 e 48/2ºT (S)
Público: 49.752
Renda: R$ 2.494.311,00
 

Tags: brasil do copa resultado penaltis historico morumbi vitoria paulo sao sport