Esportes DP

SPORT

STJD nega efeito suspensivo de Igor Cariús, do Sport, e de outros jogadores punidos

Lateral-esquerdo rubro-negro, que cumpre suspensão de 540 dias, terá recurso julgado em setembro

postado em 29/08/2023 15:59 / atualizado em 29/08/2023 16:07

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
O lateral-esquerdo do Sport, Igor Cariús, teve o pedido de efeito suspensivo negado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Além dele, outros seis atletas punidos na Operação Penalidade Máxima, que investiga o envolvimento de jogadores em manipulações de resultados, também tiveram seus pedidos indeferidos. O defensor de 30 anos está cumprindo uma suspensão de 540 dias, além de ter sido condenado a pagar uma multa de R$ 50 mil.

Ao todo, dos nove atletas punidos, sete entraram com efeito suspensivo. Além de Igor Cariús, Nino Paraíba, Bryan Garcia, Vitor Mendes, Dadá Belmonte e Diego Porfírio tiveram os pedidos negados. 

O recurso no plenário do STJD está programado para o dia 13 de setembro. Após a condenação de Igor Cariús, a equipe do DP Esportes entrou em contato com Rodrigo Guedes, vice-presidente jurídico do Sport, que assegurou o total apoio do clube ao jogador, além de se mostrar confiante na reversão da pena.

Titular no Sport, o jogador já disputou 41 partidas na temporada e ficou afastado por um período durante as primeiras investigações. Igor Cariús tem sido uma ausência sentida no elenco do técnico Enderson Moreira, que também perdeu recentemente Felipinho, seu reserva imediato, devido a lesão. Como resultado, o Sport teve Victor Gabriel, da base, Roberto Rosales, lateral-direito de origem, e Luciano Juba, que realizou sua última partida pelo Leão na última sexta-feira (25), como alternativas para a lateral-esquerda nas últimas rodadas da Série B.

Entenda o caso:

A acusação menciona um jogo em que o defensor participou quando estava no Cuiabá, na Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. Na ocasião, o jogador teria recebido R$ 30 mil antes da partida contra o Atlético-MG para receber um cartão amarelo intencionalmente. Além disso, outros 11 atletas foram julgados hoje - confira os resultados abaixo. Esses jogadores tornaram-se réus após Alessandro Pereira Pacheco, juiz da 2ª Vara de Repressão ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais, aceitar a denúncia do Ministério Público de Goiás.

Tags: Igor Cariús Operação Penalidade Máxima Série A Série B sport stjd punição recurso julgamento manipulação aposta