Esportes DP

OPINIÃO

Beto Lago: 'rubro-negros à espera do milagre do acesso'

Não acredito neste acesso. O estrago foi grande, provocado pelo técnico Enderson Moreira, o 'cara gente boa', anunciado pelo Sporting Cristal/Peru, poucos dias depois de deixar o Sport

postado em 25/11/2023 08:53 / atualizado em 25/11/2023 09:02

<i>(Foto: Sandy James/DP)</i>
O milagre do acesso
Saio de casa e o porteiro Ismael começa a falar no Sport, que vai ter o “milagre do acesso”. Chego na avenida, para a boa corridinha ao lado de minha filha, Bia, e novamente os torcedores falam sobre as chances do Leão. Não acredito neste acesso. Não estou no clima Tom Hanks, “À Espera de um Milagre”. O torcedor se afastou. Hoje, devemos ter pouco mais de 10 mil torcedores. Por culpa dos próprios jogadores. O estrago foi grande, provocado pelo técnico Enderson Moreira, o “cara gente boa”, anunciado pelo Sporting Cristal/Peru, poucos dias depois de deixar o Sport.

Ainda assim, com César Lucena no comando, acredito que vence o Sampaio Corrêa. Agora, é difícil apostar em quatro de cinco resultados: tropeços de Juventude, Vila Nova/GO, Atlético/GO, Novorizontino e Mirassol. O caótico segundo turno é a prova do péssimo desempenho em campo. Foram 25 pontos em 18 jogos, aproveitamento de 46,3%. Acima, além de Vitória/BA, já campeão, e Criciúma, com acesso garantido, todos brigam pelas duas vagas – tirando o CRB, que fez incríveis 32 pontos no returno. Pior desempenho foi do Novorizontino, com 24 pontos. O que digo aos que vêm conversar é que, acontecendo ou não o tal milagre, o futebol do Sport precisa de uma total reformulação. Que passa pela vinda de um Executivo de Futebol que entenda do “riscado” e um treinador com total identificação com a torcida, com a camisa e com a história do Sport Club do Recife. 
 

Procura e oferta
Pelo atual momento financeiro, Náutico e Santa Cruz devem usar seus contatos para trazer atletas de equipes que estão nas Séries A ou B. Porém tem um detalhe: a preferência desses jogadores é atuar no Paulista, a maior vitrine entre todos os estaduais pelo País. Quando não conseguem espaço, vão para os outros mercados. Infelizmente, é a lei da procura e da oferta.
 
Joia
Pedro Lima é uma joia que o Sport precisa cuidar com muito carinho e atenção. Com certeza, as sondagens devem ter aparecido no clube. O lateral foi um dos destaques da Seleção Brasileira Sub-17 na Copa do Mundo, eliminada nas quartas pela Argentina. Já utilizaria ele, como titular, nas primeiras competições profissionais do Leão em 2024. 

Briga na parte de baixo
Com 39 pontos, o Sampaio Corrêa chega ao Recife brigando para não cair. Além dele, Ponte Preta (39), Tombense e Chapecoense (ambos com 37) brigam para fugir das duas últimas vagas do rebaixamento. Londrina e ABC já estão na Série C de 2024. 

Fogão em queda
A queda do Botafogo/RJ é impressionante. Chegou a ser declarado “virtual campeão” por alguns analistas. Fez apenas 14 pontos em 15 jogos no returno, campanha de Z4. Recordando que no turno, o Fogão era o líder, com 47 pontos, 13 a mais que o Grêmio, segundo colocado. Com 61 pontos, tem um a menos que o Palmeiras, um a mais que o Flamengo e dois a mais que Grêmio e RB Bragantino. Que fase!
 
 

Tags: sport futebol sampaio milagre