Por Lucas Valle:

SAF
Rafael começou a entrevista com um tema muito falado recentemente pelos torcedores e bastidores do Sport, a implementação de um modelo de SAF ao clube.
“SAF é um caminho que precisa ser estudado para adequar a real situação do Sport. Nós já iniciamos conversas com a empresa que fez a intermediação com a SAF do Botafogo, vamos buscar conversa com BTG pactual, a XP que fez no Cruzeiro e agora na Portuguesa. No modelo de SAF que pensamos, o patrimônio do Sport é inegociável, não pode entrar na SAF. O formato que desejado é para o futebol profissional”.
GESTÃO
Sobre a organização de sua gestão, Rafael comentou que terá um executivo de futebol, um gerente técnico para mediar a base com o profissional, profissionais no setor de scouts, analistas de mercado e complementou dizendo que todos os setores do clube terão executivos.
“Já fizemos análises de alguns nomes para executivos de futebol. Temos três nomes, dois aqui do Brasil e outro do exterior, um deles passou por um clube da Grécia”
“O gerente técnico será alguém mais do mundo da bola. Talvez um ex-jogador, que fará a mediação da base com o profissional, para esse jovem já chegar pronto no time principal”
“O analista de mercado vai trabalhar junto com o setor de scout, para saber o que o clube deseja e assim, fazer a prospecção daquilo que o clube pode pagar”
” Temos que ver o Sport como uma empresa, por isso temos que ter diretores executivos remunerados em todos os setores do clube. Assim, a cobrança deve ser feita da maneira correta”
ELENCO
O advogado comentou sobre a falta de transparência do clube com seus torcedores, que o técnico de sua gestão será o português Pepa e sobre como quer montar o elenco do Sport para 2025.
“Precisamos de mais transparência nas negociações do Sport, o dinheiro da negociação de Gustavo Coutinho não foi divulgado de onde vem. Os contratos não podem ser divulgados, mas a forma que a negociação foi feita e o valor investido tem que ser divulgado para os sócios”
“O treinador da gente é o Pepa, não tem justificativa tirar o técnico. Já conhece o elenco, a torcida, quem pode continuar e já faz planos para futuras contratações”
“Temos que montar um time para chegar na melhor posição possível do campeonato, quando você monta um time para brigar pela permanência, o risco de cair é enorme”
ESTRUTURA
O Sport ficou quase 10 meses sem jogar na Ilha do Retiro, por conta da requalificação do Estádio, o advogado acredita na transformação estrutural para o clube.
“Nós pensamos em contratar uma empresa para fazer um projeto de Arena. Faremos um modelo de retrofit e de uma Arena nova, para mostrar aos associados e realizar uma votação para decidir o modelo que será implementado”
“Sobre o estatuto, acho que deveria ter modificações. Principalmente no que corresponde a SAF, talvez uma quarentena dos membros. No estatuto deveria ter uma proteção ao patrimônio do cube”
FUTEBOL FEMININO
“Sobre futebol feminino, eu já estive dentro do Vitória de Santo Antão, que já foi o 1° no ranking do futebol brasileiro. O feminino do Sport precisa ter um executivo de futebol para cada vez mais se profissionalizar”
Rafael Arruda finaliza falando que o projeto da sua chapa será divulgado nesta terça-feira (03).