Após 'guerra nas ruas', Sport e Santa Cruz terão cinco jogos sem torcida
Governadora Raquel Lyra se reuniu com representantes do Ministério Público e do Judiciário, após as cenas de selvageria das organizadas neste sábado (1/2)
Diante das cenas de “guerra” registradas entre organizadas de Santa Cruz e Sport, neste sábado (1º), o governo do Estado anunciou medidas para evitar novos eventos desse tipo.
A Governadora Raquel Lyra (PSDB) informou, em coletiva na sede do Centro de Integrado de Operações (Ciods), no Recife, que os próximos cinco jogos envolvendo os dois clubes serão realizados sem torcedores.
Ela também falou na necessidade de banir os torcedores que cometem crimes dos estádios e fazer o cadastramento biométricos de torcedores e só permitir a venda de ingressos com reconhecimento facial.
“Vimos cenas lamentáveis de selvageria e barbárie. Pessoas revestidas de torcedores estavam praticando ações criminosas, colocando sentimento de terror na cidade. Em portaria a ser expedida hoje no Diário Oficial, onde proíbe nos próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz a presença de torcida dentro do estádio. É uma medida para que, a partir de segunda-feira, a gente possa fazer efetivamente cumprir uma decisão judicial já transitada e julgada que impede que torcidas organizadas não regularizadas de ingresso no estádio", afirmou.
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fala da barbárie neste sábado promovidas pelas torcidas organizadas de Santa Cruz e Sport pic.twitter.com/p7uqgAykbi
A reunião teve a participação da Governadora Raquel Lyra, o desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e o procurador-geral de Justiça do estado, José Paulo Xavier. “Precisamos punir aqueles que querem brigar. Nós iremos apurar os fatos. Temos imagens e já estamos identificando os envolvidos para que respondam. Também precisamos ter o controle daqueles que compram o ingresso e acessam o estádio, o que precisa ser feito em colaboração com os clubes”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
BALANÇO
Horas após a “guerra” das organizadas do Santa Cruz e do Sport, em várias regiões do Grande Recife, a Secretaria e Defesa Social (SDS) divulgou um balanço dos conflitos ocorridos neste sábado (1º).
Os tumultos foram registrados antes da partida, no Arruda, vencida pelo Santa por 1 a 0. Doze pessoas ficaram feridas e nove delas precisaram ser internadas no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital. A SDS desmentiu um boato de que uma pessoa teria morrido.
Antes do jogo cerca de 650 pessoas foram conduzidas até o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e passaram por revista, sendo acompanhados, até o local da partida, no Estádio do Arruda. Ao todo, 14 pessoas foram detidas por violência entre torcedores, após incidentes nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. Confusões também foram registradas em locais da RMR.