Esportes DP

SPORT

Eliminação precoce do Sport na Copa do Brasil liga alerta para sequência da temporada

Rubro-Negro ainda não mostrou seu melhor futebol nos grandes jogos e broncas da torcida chegam em momento decisivo

postado em 26/02/2025 18:19 / atualizado em 26/02/2025 21:02

<i>(Foto: Paulo Paiva / Sport Recife)</i>
O Sport voltou a receber críticas de seus torcedores ao deixar escapar a classificação à 2ª fase da Copa do Brasil 2025. A equipe leonina foi até Cuiabá e acabou eliminada, nos pênaltis, para o Operário-MT, dando adeus a uma competição de extrema importância no quesito financeiro e esportivo em sua temporada. O resultado negativo chega às vésperas da reta final do Estadual, durante a Copa do Nordeste e com o Campeonato Brasileiro batendo na porta. 

O foco do Leão agora volta ser o Campeonato Pernambucano. O Sport tem confronto contra o Decisão marcado pelas quartas de final da competição neste domingo de Carnaval (02/03), às 16h. A partida foi determinada a ocorrer de portões fechados, já que coincide com o período carnavalesco. O time que sair vitorioso no duelo irá encarar o Santa Cruz na semifinal. A classificação para a próxima fase ganha uma importância ainda maior depois da eliminação na Copa do Brasil.  

 

Tropeços nos clássicos pelo Estadual 

No início, o Pernambucano de 2025 vinha sendo uma oportunidade de testar opções das categorias de base e fazer um rodízio no elenco rubro-negro. Porém, com a chegada dos clássicos, surgiu uma responsabilidade maior ao Sport na busca por vitórias. O problema é que, mesmo utilizando força máxima, o time leonino acabou derrotado contra Santa Cruz (1 a 0) e Náutico (2 a 1).

 

Terminando na 4ª posição, foram tropeços que custaram ao Rubro-Negro ter que disputar as quartas de final por conta de pontos perdidos durante a campanha na primeira fase do torneio estadual. 

 

Necessidade de se mostrar no Nordestão

No Grupo A da Copa do Nordeste, o Sport é atualmente o 2º colocado, com nove pontos. Até aqui, o time comandado por Pepa soma três vitórias (contra Ferroviário, Sousa e Moto Club) e uma derrota (diante do Fortaleza, a Ilha do Retiro).

 

Mesmo dentro da zona de classificação ao mata-mata da competição, o torcedor rubro-negro seguiu cobrando boas atuações do Sport, principalmente após o tropeço para o Leão do Pici, na 2ª rodada, dentro de casa. Com os jogos decisivos para uma classificação à próxima fase, é preciso atenção e bons resultados por parte do clube rubro-negro.

 

<i>(Foto: Rafael Vieira / DP)</i>
Alto investimento e elenco ainda sem identificação com o torcedor

O Sport conseguiu manter o técnico Pepa e a base do elenco que conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Somado a isso, a diretoria do Leão foi ao mercado nacional e até internacional na busca de reforços para dar uma estruturada no time que passou a pensar ainda mais alto no começo de 2025.

 

Até o momento, foram 14 contratações do clube rubro-negro: os zagueiros Antônio Carlos, João Silva e Lucas Cunha, os laterais Hereda e Matheus Alexandre, os volantes Sérgio Oliveira, Christian Rivera e Du Queiroz, os meias Rodrigo Atencio e Hyoran, e os atacantes Gustavo Maia, Carlos Alberto, Gonçalo Paciência e Pablo. 

 

Com o alto número de opções, surgiu a oportunidade do treinador Pepa achar um melhor Sport possível e dar uma 'cara' ao grupo. Com resultados negativos nesse início de ano e sem uma 'escalação fixa', a torcida ainda não sentiu o máximo que o Leão pode atingir na temporada e chegou no ponto de pedir a demissão do comandante português.

 

Futuro na temporada sem a Copa do Brasil

A eliminação na Copa do Brasil fez o Sport deixar de faturar a cota de R$ 1.874.250, caso avançasse à próxima fase. Além da ausência dos valores que poderiam ser conquistados ao decorrer da competição, será uma competição nacional a menos para o Leão.

 

A partir do dia 29 de março, o grande foco passa a ser o Campeonato Brasileiro. Daí surge a desconfiança da torcida em relação ao desempenho de sua equipe contra adversários de mesmo escalão ou até mais competitivos. 

 

Tags: pepa pernambucano nordeste do copa brasil do copa sport