VP do Sport critica veementemente arbitragem após pênalti contra o Palmeiras (Foto: Paulo Paiva/SCR)
Subiu o tom. O vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão, não escondeu sua indignação com a arbitragem após a derrota para o Palmeiras, na Ilha do Retiro. Em uma coletiva de imprensa realizada antes da entrevista do técnico Pepa, Falcão questionou a marcação de um pênalti a favor do time paulista.
“Eu venho hoje aqui falar de um assunto que o Sport não gosta de falar. Mas o que aconteceu hoje aqui na Ilha do Retiro é algo que deixa o futebol dentro das quatro linhas de lado. É algo que a gente precisa mais do que analisar, precisamos investigar de uma forma muito ampla”, afirmou o dirigente.
O pênalti, marcado após um lance envolvendo o Matheus Alexandre do Sport, gerou um clima de revolta nos bastidores do clube pernambucano, principalmente pela ausência de revisão no VAR, apesar de a jogada ser considerada clara. Para Guilherme Falcão, a decisão não foi apenas um erro de interpretação, mas uma falha grave que comprometeu a credibilidade da arbitragem no futebol brasileiro.
“Eu consigo compreender que o juiz, dentro das quatro linhas, possa se equivocar. Mas eu não consigo entender como, numa partida em que há árbitro de vídeo, a gente não tenha sequer a revisão do lance, que foi muito claro. O que aconteceu hoje na Ilha do Retiro é uma vergonha para a arbitragem brasileira”, destacou o VP.
O dirigente rubro-negro aproveitou a oportunidade para criticar a qualidade da arbitragem nacional e sugerir uma medida drástica: a importação de árbitros estrangeiros. “Não se consegue árbitros de qualidade dentro do futebol brasileiro. O Brasil hoje importa treinador, o Brasil hoje importa jogador, está na hora de o Brasil começar a importar árbitro também. Porque a arbitragem que está hoje no Brasil não está no nível do produto Campeonato Brasileiro de futebol. Nós temos uma das principais ligas do mundo”, disse.