Esportes DP

REFENO

Após seis anos, navio Cisne Branco retorna a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno)

Competição começará no dia 23 de setembro e terá um limite de mil veleiros participantes

postado em 07/09/2023 17:44

<i>(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga
)</i>
O icônico navio Cisne Branco, da Marinha, está programado para retornar à Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) após um hiato de seis anos. O anúncio foi feito pelo comandante dos Portos de Pernambuco, Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque. Além do Cisne Branco, outros navios, como o veleiro oceânico João das Botas e os navios-patrulha Macau e Grajaú, também estão confirmados para o evento.

A Refeno tem início no Marco Zero da capital pernambucana, abrangendo um percurso de 300 milhas náuticas (aproximadamente 560 km) e termina na Praia Boldró, em Fernando de Noronha. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) estabeleceu um limite de 100 veleiros autorizados a participar da competição, com a demanda de inscrições próxima desse limite.

No ano de 2022, o barco pernambucano Aventureiro 4, comandado por Hans Hutzler, foi o primeiro a alcançar a ilha e conquistar o prestigioso troféu Fita Azul, tornando-se o pioneiro a vencer a regata em uma jornada solitária.

No dia 13 de setembro, será realizada uma coletiva de imprensa para divulgar mais novidades da 34ª Refeno, que tem partida prevista para o dia 23 de setembro, a partir das 11h30, no Marco Zero do Recife.
 
 

Tags: Regata Recife-Fernando de Noronha Fernando de Noronha Navio Cisne Branco regata início data refeno recife