Esportes DP

REFENO 2023

Carbono neutro e mais de 700 tripulantes; veja os detalhes da 34ª Refeno

Regata se torna a primeira da América Latina a compensar todo o CO² emitido no evento

postado em 13/09/2023 17:21 / atualizado em 14/09/2023 00:11

<i>(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi)</i>
Maior regata oceânica da América Latina, a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) teve os detalhes divulgados na tarde desta quarta-feira (13), em coletiva de imprensa realizada no Cabanga Iate Clube, instituição responsável pela organização da competição. As velas serão içadas no Marco Zero do Recife, no sábado (23/09), com destino ao arquipélago de Fernando de Noronha em uma jornada de 300 milhas náuticas, ou cerca de 560km.

“Estamos muito felizes com a realização de mais uma Refeno, a 34ª edição. Teremos 95 barcos inscritos e mais de 700 tripulantes. E com o apoio da Marinha e da Administração de Fernando de Noronha, vamos fazer mais um grande evento. E sempre com a preocupação com a preservação do Meio Ambiente, na qual estamos ampliando com a parceria com uma empresa que vai fazer a compensação da emissão de gases dos Efeito Estufa”, destacou Delmiro Gouveia, comodoro do Cabanga.

Realizada desde 1984, a prova está em sua 34ª edição, que conta, até o momento, com 95 barcos inscritos — apenas cinco a menos que o limite definido pela organização e pelo ICMBio. As tripulações virão de 15 estados do Brasil e dois países estrangeiros. Entre as embarcações, dois velhos conhecidos estarão de volta aos mares; após 15 anos, o Adrenalina Pura, maior campeão do evento ao conquistar todas as sete edições nas quais participou, está de volta. Bem como o Cisne Azul, icônico navio da marinha que não participava da regata há seis anos.

A principal novidade neste ano fica por conta da sustentabilidade. A Refeno vai se tornar a primeira regata oceânica da América Latina a neutralizar a emissão de carbono. Todo o CO² emitido durante o evento, de veículos a geradores de energia será quantificado e compensado através da parceria com a plataforma Genio Carbon.

“O esporte em vela em si já é sustentável, mas todas as atividades correlatas à regata emitem gases do efeito estufa, deste os alimentos que serão servidos, deslocamento dos colaboradores, equipes que vão de avião, combustível dos veículos e de barcos de apoio, combustíveis dos geradores, energia elétrica. Temos um software que faz esses cálculos e vamos adotar esse sistema da Refeno”, explicou Marcos Vinicius, estrategista de negócios da Ambipar, responsável pelo Genio Carbon. 

A partida está marcada para o sábado (23/09), no Marco Zero, e será feita em cinco grupos, começando a partir das 11h30 e encerrando às 14h45. E após a travessia das 300 milhas náuticas (560 km), os velejadores vão ser premiados com a chegada ao “paraíso”. “Para nós é um prazer muito grande receber a Refeno, um dos grande eventos que movimenta toda a cadeia turística de Noronha, não só com a regata, mais com várias ações sociais”, destacou Wagner Lyra, Gerente-Geral da Administração de Fernando de Noronha.

Além da travessia do Recife até Fernando de Noronha, a programação da Refeno ainda terá shows de vários estilos musicais, palestras, lançamento de livros, rodas de conversas e palestras, entre outros eventos. Várias ações sociais também estão agendadas no arquipélago.

 

Tags: refeno fernando de noronha recife regata oceanica cisne branco