Barcos vão colorir o Marco Zero do Recife neste sábado (23) (Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga)
A 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, Refeno, terá a partida neste sábado (23) no Marco Zero do Recife. Serão mais de 90 barcos na tradicional travessia das 300 milhas náuticas (cerca de 560 km) da capital pernambucana até o arquipélago. O público poderá acompanhar o desfile das embarcações, inclusive do Cisne Branco, da Marinha. Os veleiros começam a seguir viagem a partir das 11h30, com os barcos cruzeiristas. A última partida será às 14h15, justamente com o Cisne Branco. Pouco antes, às 14h, partem os favoritos: Adrenalina Pura (maior campeão, com sete vitórias e recordista), Aventureiro 4, Reforça D4 e Kastel Patoruzú.
Ano passado, o Fita Azul - primeiro a chegar à ilha -, foi extamante o pernambucano Aventureiro 4, de Hans Hutzler, que navegou em solitário na viagem. Este ano, a disputa pela vitória está mais acirrada.
Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura já está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto.
Faz 15 anos que o Adrenalina Pura não participa da Refeno – a última vez foi em 2008. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em todas as sete participações (2000/2001/2002/2005/2006/2007 e 2008). É ainda o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.
Tricampeão da Refeno, o Kastel Patoruzú, agora correndo pela Paraíba, também está entre os cotados. O trimarã é comandado pelo capitão Felipe Tiago Gomes de Almeida Junior. Já o Reforça D4, do comandante Armando de Oliveira, é uma embarcação paulista, mas correndo pela Paraíba e também promete andar rápido.
“Estamos muito felizes com a realização de mais uma Refeno, a 34ª edição. Temos mais de 700 tripulantes inscritos. E com o apoio da Marinha e da Administração de Fernando de Noronha, vamos fazer mais um grande evento. Sempre com a preocupação com a preservação do Meio Ambiente", destacou o comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia.