
"Hoje podemos afirmar que o judô do MPC se consolidou entre as grandes equipes, não só no estado, mas no cenário nacional e internacional. Tivemos grandes resultados, atletas que tiveram oportunidade de, através do esporte, conhecer outros estados, outros países e outras culturas. Com o apoio do Movimento Pró-Criança, a prática do esporte vem contribuindo na formação e na transformação dessas crianças e jovens em grandes atletas, reconhecidos. Medalhistas internacionais e nacionais", diz Marcílio.
A atleta Luciana Maria, que começou no projeto aos 6 anos e coleciona títulos nacionais e internacionais, hoje, aos 21 anos e estudante de Educação Física, é auxiliar técnica e embaixadora do programa.
"Hoje tenho minha vida totalmente transformada através da oportunidade que o Movimento Pró-Criança me proporcionou. Tive o privilégio de me tornar uma atleta reconhecida com títulos estaduais, nacionais e internacionais. Tudo isso me fez enxergar a vida de uma forma totalmente diferente e acreditar que, mesmo vindo de uma comunidade carente, nós podemos ser o que quisermos", conta Luciana, que já viajou pelo mundo integrando a seleção de base brasileira.
Outros destaques são Rebeka Venceslau, tetracampeã Sul-americana, e Juan Victor Barbosa Venceslau, campeão brasileiro na categoria Ligeiro, em 2023, para citar apenas dois.
Para a manutenção de seus projetos, melhor atendimento e maior qualidade nas ações realizadas, o Movimento Pró-Criança conta com o apoio financeiro de empresas e pessoas físicas e criou uma maneira simples para que todos possam doar. Com o apoio do Legislativo, lançou, há 15 anos, um sistema inovador ancorado na população, em parceria com concessionárias de serviços – Compesa e Neoenergia Pernambuco (antiga Celpe). Uma forma simples e fácil de captação, em que as pessoas podem doar a partir de dois reais mensalmente, que vêm embutidos na conta de energia e água. Essa e outras formas de doar estão disponíveis o site da instituição: https://movimentoprocrianca.org.br/v2/quero-ajudar/
O Movimento Pró-Criança é uma organização sem fins lucrativos. Foi fundada pela Arquidiocese de Olinda e Recife que, desde 1993, desenvolve programas de educação complementar e oportunidades educativas em diversas áreas - esportes (judô), artes visuais, canto coral, música instrumental (cordas e percussão), ballet clássico, dança popular (maracatu), teatro e tecnologia -, além de capacitação profissional, apoio pedagógico e acompanhamento psicossocial.