Jovem tem 2,24m de altura e 95 kg e é pivô do San Antonio Spurs da NBA (Foto: Denis CHARLET / AFP
)
Um dos responsáveis por derrotar a Seleção Brasileira de Basquete Masculino neste sábado (27), na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris, o gigante Victor Wembanyama, de 20 anos, é conhecido pelo apelido de “alien” (“alienígena”) ou “Wemby”. O jovem tem 2,24m de altura e 95 kg e é pivô do San Antonio Spurs da National Basketball Association (NBA).
Pela Seleção Francesa, na categoria de base, ele liderou sua equipe para duas medalhas de prata, incluindo na Copa do Mundo Sub-19 de 2021, onde estabeleceu o recorde da FIBA de bloqueios por jogo em um único torneio.
Nascido em Le Chesnay em 4 de janeiro de 2004, o “alienígena” vem de uma família de atletas. Seu pai, Félix, é descendente de congoleses e foi atleta de atletismo que competiu no salto em altura, salto em distância e salto triplo. Já sua mãe, Élodie de Fautereau, é treinadora de basquete e ex-jogadora. Foi com ela que Victor aprendeu a praticar o esporte. O pai e a mãe de Wembanyama têm 1,98 m e 1,91 m de altura, respectivamente.
Sua irmã mais velha, Ève, também joga basquete profissionalmente, e seu irmão mais novo, Oscar, jogou basquete e handebol nas categorias de base. Seu avô, Michel de Fautereau, jogava basquete profissional, e sua avó, Marie Christine, também praticava o esporte.