Esportes DP

TRIO DE FERRO HOMENAGEADO

Náutico, Santa Cruz e Sport são patrimônios imateriais e culturais do Recife

Lei sancionada nesta terça (10) torna o Trio de Ferro patrimônio da cidade

postado em 10/10/2023 14:41 / atualizado em 10/10/2023 16:04

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Trio de Ferro homenageado. O prefeito da cidade do Recife João Campos aprovou a lei 19.104, que torna Náutico, Santa Cruz e Sport patrimônios culturais e imateriais do Recife. O reconhecimento aos três clubes surge de uma forma positiva, em um momento adverso vivido pelo trio na atual temporada.


A lei também é uma forma de respeito pela história dos três clubes centenários da cidade, donos das maiores torcidas do estado. Os clássicos dos clássicos, das multidões e das emoções provam o impacto que o trio tem no cotidiano e na vida dos recifenses, extrapolando as fronteiras recifenses e expandindo a influência por todo Pernambuco.


O autor da lei, o vereador Ebinho Florêncio, quis exaltar a representatividade que o trio tem para o esporte, citando-os como os maiores expoentes da cidade, além de levarem o nome de Pernambuco e de Recife para todo o Brasil. “Para quem pratica esporte em Recife, seja do amador ao profissional, tem como referência maior Náutico, Santa e Sport. Torná-los patrimônios imateriais da cidade vem com esse intuito de reconhecimento”, destacou. 


O parlamentar também enxerga a ação como uma valorização do esporte. “Devemos ter o esporte como um fator de transformação da vida de vários jovens, crianças e adolescentes na cidade. A lei busca destacar essa importância e é mais um passo para que a prática de esportes seja apoiada aqui no Recife”, pontuou.


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. De fato, a história do Trio de Ferro dialoga diretamente com a cidade, e fazendo da existência dos três uma atração cultural, também como sensação de pertencimento a uma comunidade e ajudando a construir a identidade de um recifense, seja ele alvirrubro, tricolor, rubro-negro ou que não goste de futebol. 

 

 

Tags: sport santa cruz náutico patrimônio cultural imaterial recife capital